Construa pontes e não muros - A ficus elastica e os indianos • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Construa pontes e não muros – A ficus elastica e os indianos

Conhecimento arboricultural transmitido entre gerações criam pontes naturais

Construa pontes e não muros. Uma comunidade chamada Nongriat em Meghalaya, na Índia, tem essa filosofia a mais de 500 anos e deu muito certo. Não são simplesmente pontes. São pontes vivas.

Na região de Cherrapunji há mais de 15 metros de precipitação anual e com isso, certamente há muitas inundações, aumentando o fluxo dos rios. Por consequência, poucas pontes de madeira ou aço suportariam o poder destrutivo desses rios. O transporte muitas vezes é feito através dos rios e quando ele volta a sua quietude, não há mais pontes, mas mesmo assim é necessário pescar, lavar roupa, ir de uma comunidade a outra. A pergunta que fica no ar é: como fazer isso?

Os moradores locais tem a resposta através de uma espécie de seringueira, a “ficus elastica”, que do alto do seu tronco, descem raízes secundárias que crescem em grande profusão, formando assim as pontes vivas. As tribos antigas perceberam que podiam usar essas raízes para criar passagens sobre a água, centenas de anos atrás, usando troncos ocos para guiar o crescimento dessas raízes. Uma vez que as raízes vão de encontro à margem vizinha, elas não param de crescer e se fortalecer.

Leva de 10 a 15 anos pra que uma ponte se forme e depois de pronta, os moradores adaptam pra melhor uso, mas ela pode suportar até 50 pessoas por vez. Esse conhecimento arboricultural é passado dos mais velhos para os mais jovens por gerações e gerações e que continuam o trabalho.

As pontes são tão incríveis, que ganharam destaque na série “Planeta Humano“, da Discovery. Para ser mais exato, no episódio 7 da série, trecho que você confere abaixo. Muito mais que uma ideia criativa, as pontes naturais são um belo exemplo de que o homem pode viver muito bem em harmonia com o meio ambiente.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

1Bitcoin

Criptomoedas e blockchain são postuladas recorrentemente como um percalço no caminho para a sustentabilidade, ainda assim, é importante ratificar que a tecnologia, surgida na...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.