Ter uma planta em casa é uma tarefa árdua, mas qualquer um pode cuidar do singelo organismo vivo que faz fotossíntese. Já para você ter um bonsai, é necessário que seja um artista. Quase que um mestre das artes naturais. Isso porque, além dos cuidados normais, um bonsai é uma árvore em miniatura, que necessita de cuidados especiais para simular os padrões de crescimento naturais de uma frondosa e os efeitos que a gravidade aplica em seus galhos.
Apesar de ser uma técnica chinesa, a arte do bonsai virou símbolo do Japão. Também, não é a toa que isso acontece, afinal os grandes mestres estão na terra do sol nascente. Pelo menos um deles está.
Takanori Alba nasceu em Yokohama, mas logo se mudou para Tóquio. Foi lá onde cresceu e amadureceu sua carreira como ilustrador. No entanto as grandes paixões de Alba são os bonsais. Mas não são simples bonsais! O artista teve a brilhante ideia de criar pequenos mundos em volta (e em cima) das plantas.
O artista faz um trabalho que, além de ecológico – a planta continua viva e você precisa cuidar sempre – fica muito bem em uma sala ou no escritório. Aliás, eu diria até mesmo em um museu!