Para 2030: Sony apresenta sistema pré-pago para energia elétrica • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Para 2030: Sony apresenta sistema pré-pago para energia elétrica

Baseado em um sistema pré-pago, Sony mostra tecnologia que revolucionaria o fornecimento de energia

Se você acredita que o mundo vai acabar em 2012, pode ficar tranquilo. Porque se o fim está próximo, ele será em 2030. Não digo isso porque recebi algum sinal divino, mas porque todas as datas convergem para a próxima década de 30. Primeiro foi a previsão de boom urbano, comentado no texto “China: Como o desenvolvimento das novas cidades influencia no mundo”, agora é a vez da Sony citar a fatídica data.

Calma, tudo não passa de uma brincadeira e as previsões só são boas. A ideia da empresa japonesa é que em 2030 possamos usar energia sem fio (todos dizem amém). De acordo com o apresentado em um vídeo conceito da empresa, será possível usar um sistema integrado com a tecnologia FeliCa (algo como um RFID mais evoluído) para que passemos o cartão e paguemos pela energia no local.

Explicando de forma resumida, teríamos terminais distribuídos por todos os lugares e bastaria passar o cartão, conectar e usar o ponto de energia alternativa, proveniente de sistemas eólicos, solares ou de biomassa.

O sistema também permitiria substituir a dependência por uma empresa de energia elétrica dentro de casa, já que placas solares alimentariam grande parte do consumo residencial.

Claro que tudo não passa de um conceito e a empresa japonesa esbarraria em monopólios energéticos, jurisdições complicadas e, até mesmo, na aceitação do consumidor. Agora que seria o mundo ideal… bem, isso seria.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Tecnologia

Um dos maiores desafios para quem utiliza os novos notebooks ou modelos mais finos, como o Macbook Air, é a quantidade de entradas USB/Thunderbolt...

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

1Bitcoin

Criptomoedas e blockchain são postuladas recorrentemente como um percalço no caminho para a sustentabilidade, ainda assim, é importante ratificar que a tecnologia, surgida na...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.