BrowserQuest: O game online da Mozilla e a revolução do social game • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

BrowserQuest: O game online da Mozilla e a revolução do social game

Desenvolvido em HTML5, game BrowserQuest pode revolucionar o jeito que conhecemos os jogos em redes sociais

A Mozilla e o estúdio francês Little Workshop acharam a solução que pode agitar o mundo dos social games e promover a invasão dos MMO no Facebook. Apresentado nesta semana, o game BrowserQuest é apenas um demo técnico, com o objetivo de mostrar o poder do HTML5, mas pode agitar um mercado que está acostumado em se apoiar no Flash como principal ferramenta.

Criado inteiramente em HTML5, CSS e Javascript, o visual do game é inspirado em veteranos como Tibia e Zelda, além de ícones da internet moderna como Nyan Cat. Já a estrutura por trás do jogo é dignar dos melhores MMO.

Apenas para exemplificar, durante uma rodada em que participei, mais de 70 jogadores passeavam pelo mundo à lá 8 bits do BrowserQuest, com direito a animações simples (mas muito bem feitas!) e um chat ativo que lembra o sistema Habbo. Isso tudo sem um travar em nenhum instante.

Agora imagine transpor uma estrutura como esta para dentro do Facebook. Seria a morte de muitos games nas redes sociais, que teriam que se reinventar para uma nova demanda que surge no horizonte, muito mais interativa e que entregam ao usuário uma experiência digna de games.

Ainda durante os testes do BrowserQuest, decidi avaliar o desempenho do game-teste em outras plataformas. Android, iPhone e iPad… não houve um lugar que RPG não rodasse. O único obstáculo foi no Android, que exigiu o navegador Firefox para rodar o jogo (Opera e os navegadores nativos não suportaram). Detalhe que vale ser observado no game: A tela do jogo se adapta com o tamanho do navegador. Quer deixar aberto em uma pequena janela, para que o chefe não veja? Basta redimensionar o navegador e ser feliz.

Para finalizar, assim como preza a filosofia Mozilla, o código fonte do jogo está aberto para os desenvolvedores que se interessarem em criar algo semelhante.

Loucura ou não, eu se fosse a equipe do Tibia, voltaria com força total no Facebook. Pelo menos alguns “curtir” eles conseguiriam sem dúvidas!

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Podcast

No último episódio de nosso especial BGS 2023, recebemos João Duarte, diretor de marketing consumer e gaming da Dell. Mergulhe conosco na visão da...

Podcast

Confira uma conversa com os destaques da Lenovo para a BGS 2023, sustentabilidade e a visão da empresa sobre o futuro dos games.

Podcast

Recebemos Bruno Shigemura, gerente de marketing e especialista de novas tecnologias da Intel Brasil, para um papo sobre design, games e mais!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.