Acabei de chegar de viagem lá do interior e na rodoviária, uma tv ligada me fez parar na hora e ficar admirando o que se passava ali. Neste presente ano de 2012, comemora-se o centenário do Gonzagão. Também conhecido como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Por toda parte do nordeste esse é o tema das festas juninas, famosíssimas no Brasil e no mundo. Mas o que foi que me chamou a atenção? Uma animação produzida pela RTV Produções, do Recife, para Globo Nordeste.
A singela animação conta resumidamente quem foi Luiz Gonzaga. Acompanhada de uma bela música e um traço carismático, o resultado não podia ser melhor. Hoje muita gente não vê a TV com bons olhos, a Rede Globo então… mas não quer dizer que não se produzam coisas boas e essa certamente é uma delas.
Tudo que incentiva a cultura de uma região, sendo do nordeste, sul, sudeste, enfim, vale a pena ser compartilhado. Óbvio que eu, por ser pernambucano, me senti duplamente orgulhoso: Primeiro por essa homenagem estar sendo veiculada na TV com pouco do que o nordeste é. Sem aqueles estereótipos falando com “sotaque de aeroporto”, como fala o Ariano Suassuna.
Segundo, por ter orgulho de uma das principais figuras da música popular brasileira e tudo que ele representou e ainda representa para o nordeste. Mas vamos deixar de lenga lenga e ver o que há de bom, desse meu nordeste.
