Taxibeat: Uma rede social para encontrar táxi • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Review

Taxibeat: Uma rede social para encontrar táxi

Encontrar um táxi em São Paulo tem se tornado uma missão (quase) impossível. Com o aumento do rigor da Lei Seca, muitos preferem sair de casa sem carro e partir para o táxi como opção. Para quem precisa de um carro fora do perímetro de um bar, achar um taxista tem sido complicado, principalmente aos fins de semanas.

Unindo-se a lei, temos o aumento de eventos (incluindo Copa, Copa das Confederações e Olimpíada), além da popularização dos smartphones, o que transformou algumas capitais do Brasil em ótimos lugares para a “febre dos aplicativos de táxi”.

A promessa é que com dois ou três cliques, você consegue chamar um carro. No entanto, a coisa não é bem assim. Por isso, o Com limão decidiu testar alguns e avaliar aqueles que realmente valem a pena. O nosso primeiro avaliado será o Taxibeat, que você confere abaixo.

Muita gente não sabe, mas eu não dirijo. Por preguiça do trânsito paulistano ou valores verdes, não importa, táxi sempre foi uma opção para mim. Usuário assíduo de rádio-táxi, eu conheci os primeiros aplicativos de táxi ainda em fase de teste, em meados de 2012.

Um ano após o primeiro contato, a grande deficiência deste tipo de aplicativo ainda continua sendo a aceitação dos motoristas. Alguns serviços contam com quase meio milhão de downloads e mesmo assim não ganharam a popularidade entre os taxistas.

Taxista: O perfil de uma classe desconectada?

A primeira vez que usei o Taxibeat (disponível para iPhone iOS e Android) fiquei surpreso pela velocidade. Ao comentar com o motorista que “esta era a primeira experiência com o aplicativo”, recebi como resposta que isso era normal e que muitos consumidores ainda estão se acostumando com a ideia de pedir táxis com alguns cliques e (eis que vem a parte mais interessante), por isso ele tinha 7 aplicativos do tipo instalados em seu celular, ou seja, em algum momento apareceria uma corrida em algum deles.

“A nossa classe é muito lenta. É difícil encontrar um (taxista) que saiba mexer no smartphone, isso dificulta a adesão” – Taxista de SP

Achei interessante o comentário, afinal (não tenho nenhum estudo, conto apenas com o meu feeling) a faixa de idade dos motoristas é bem alta e muitas vezes não estão acostumados com “este tipo de tecnologia”.

Outra dificuldade levantada pelo mesmo motorista foi “os meus dedos são muito grandes, às vezes tento aceitar a corrida e clico no mapa ou em outra área”. Com isso, vamos a avaliação do Taxibeat!

Taxibeat: A visão do passageiro

O primeiro contato que você tem com o aplicativo é um grande botão “Buscar um Táxi”. Um pouco redundante, afinal, 1. Abri o aplicativo para buscar exatamente isso e 2. Quando a sua localização for mostrada no aplicativo, você terá que clicar em “Encontre um táxi”.

taxibeat-aplicativo-procurar-taxi-com-limao-01

A usabilidade dá outra escorregada quando você encontra o taxista. O Taxibeat possui alguns ícones que identificam os serviços aceitos pelo motorista, tais como cartão de crédito/débito ou transporte de animais domésticos, no entanto, para entender a legenda de cada um, é necessário clicar no canto direito e ver uma lista de serviços. Talvez fosse mais cômodo que essa lista mostrasse (de forma de “ativado/desativado”) os serviços aceitos e não uma lista de legendas.

taxibeat-aplicativo-procurar-taxi-com-limao-02

Ironicamente, este também é um dos pontos fortes do Taxibeat. A página que mostra o perfil do motorista é completa e tem informações que vão do nome ao modelo do carro, passando por um ranking de avaliações (feitas por outros passageiros) e taxa de resposta do carro (sim, estar disponível não quer dizer que o seu taxista aceitará te atender!).

Ok, você achou o carro, ele aceitou a corrida e agora? Você verá em um mapa, com atualização (quase) em tempo real, o carro vindo ao seu encontro. Neste momento você terá acesso à placa do carro e telefone do motorista. Basta um clique para que você ligue para ele.

Acabou a corrida? Clique no aplicativo e ele pedirá para que dê a sua opinião sobre o motorista. Quando encerrei minha corrida, ele pediu um comentário e nota (por estrelas), no entanto o aplicativo ainda não tem comentários disponíveis, apenas o ranking com estrelas. Acredito que nas próximas versões ele trará comentários dos passageiros.

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Tecnologia

A Estação Anacapri, situada na prestigiada Rua Oscar Freire em São Paulo, transcende o conceito de uma loja tradicional, emergindo como um símbolo de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.