Tecnologia

Webcam & O preço da vergonha: A internet arrancou nossa privacidade com…

Vivemos em um mundo hiperconectado, onde smartphones são as continuações dos nossos braços e viver sem internet é quase que um tormento. Mas muitas vezes esquecemos…

Compartilhe esse conteúdo:


Vivemos em um mundo hiperconectado, onde smartphones são as continuações dos nossos braços e viver sem internet é quase que um tormento. Mas muitas vezes esquecemos que para isso, temos que abrir mão de uma coisa muito importante: nossa privacidade.

Você deve estar falando “ah, mas eu não saio postando foto minha sem roupa”. Ok, ótimo! Um bom começo. Só que privacidade não é só isso e ela pode ser roubada. Vai dizer que nunca ouviu falar sobre o “The Fappening”, onde mais de 100 atrizes, modelos e outras personalidades tiveram a sua privacidade exposta?

É claro que este não é o primeiro caso. Aliás, por falar em primeiro caso. Em paciente zero. Tenho duas dicas de vídeos que falam sobre privacidade, bullying e os perigosos efeitos da internet irresponsável. Se você ainda não assistiu o TED da Monica Lewinsky, chamado “O preço da vergonha”, está perdendo uma aula sobre os temas citados.

Já o segundo é o seguinte… Imagine ter a câmera do celular, do notebook ou do tablet hackeada e você sendo espionado por um maluco qualquer. Foi isso que aconteceu em Março de 2010, na Califórnia, onde um homem de 31 anos foi preso acusado de espionar uma jovem pela webcam. Segundo o FBI, o criminoso implantou um código malicioso no computador da vítima e passou a controlar a máquina infectada.

Baseado neste caso, a ZBros Production produziu o curta WEBCAM, em que mostra uma jovem sendo espionada, atormentada e aterrorizada por um psicopata. São apenas sete minutos de filme e muita pouca ação, mas basta para nos deixar tensos na cadeira. Agora que você assistiu os dois, pare e pense… arrancaram nossa privacidade. E nós não temos o que fazer.



Tags: , , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: