Imagine transmitir qualquer imagem capturada pelos seus olhos ou ter uma visão melhorada, fazendo com que enxergue a cinco metros de distância, o que um ser humano normalmente só veria a três. Esta é a proposta do EYE, projeto conceitual da italiana MHOX.
A ideia do projeto é criar globos oculares melhorados usando bioimpressão 3D, ou seja, material biológico impresso igual plástico. Disponível em 3 modelos – Heal (Cura), Enhance (Aumente) e Advance (Avance) – a proposta é criar produtos que possam preservar ou alterar a morfologia da retina do usuário.
- HEAL – Esta é a solução para quem sofreu algum trauma e quer recuperar a visão. Possui uma íris e lentes melhoradas
- ENHANCE – O mesmo que a HEAL e um pouco mais. Possui a super retina com filtros (algo como os filtros de uma lente fotográfica, por exemplo, com proteção UV) e faz fotografias.
- ADVANCE – Possui tudo que a ENHANCE contém, mas inclui um sistema de transmissão Wi-Fi. É a mesma coisa que implantar um Instagram no olho. É necessário que o usuário engula uma pílula para ativar as melhorias. Segundo o projeto, a pílula funcionaria como uma glândula de Wi-Fi.
Segundo Filippo Nassetti, para que o EYE seja ativado, o usuário precisa inserir o sistema dentro do orifício ocular no crânio e esperar que os tecidos bioimpressos se conectem ao olho.
Ainda de acordo com a empresa, o projeto EYE estará disponível apenas em 2027. De qualquer forma, você teria coragem de testar?