Electrolux Design Lab 2015: Confira os três projetos brasileiros • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Electrolux Design Lab 2015: Confira os três projetos brasileiros

O Electrolux Design Lab 2015, iniciativa da Electrolux para incentivar alunos de graduação e pós-graduação de design do mundo todo a criar um conceito relevante de inovação está chegando ao fim e os brasileiros estão na frente. O intuito da competição é estimular a criatividade e oferecer para famílias uma visão melhor de futuro através de eletrodomésticos e este ano temos 3 brasileiros concorrendo. Abaixo você confere cada um dos projetos. Para dar uma força para o lado brasileiro da competição, basta votar no seu preferido! A votação vai até o dia 29 (sexta-feira).

Larissa TrindadeWeaver
Designer Gráfico e Industrial, Brasil – UFRN-Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte, Brasil

Acredito que o design é uma equação em que um problema seja resolvido através de um processo de pensamento e de uma variedade de percepções – Larissa Trindade

Weaver é um produto intuitivo e portátil que estende a vida de peças de vestuário e objetos de tecido recuperando suas cores e o tecido. Weaver é um restaurador de tecido que oferece às famílias a possibilidade de recuperar qualquer produto feito de matéria têxtil. Ele é inspirado na forma como aranhas fazem suas teias.

Sabendo que elas são capazes de medir e aplicar a quantidade certa de seda para cada teia utilizando elementos simples, como proteínas, aminoácidos e água, o Weaver imita esta propriedade, analisando a melhor forma de recuperar o pedaço de tecido.

O produto é feito de duas partes: restaurador de cor e tecido. O usuário escolhe a metade correspondente, coloca-a sobre o tecido a ser recuperado, e o aparelho verifica a área danificada, analisa e copia suas propriedades. Após a confirmação do usuário, o processo começa. O Weaver é intuitivo, portátil e se integra facilmente com dispositivos inteligentes, adaptando-se perfeitamente a muitos estilos de vida.

O Weaver surgiu de necessidades reais. Meu priminho tinha uma camiseta de super-herói que ele usava com muita frequência. Ele costumava dizer que ela lhe dava superpoderes! Um dia ele caiu e estragou a camiseta. Ele ficou muito chateado. Mas o que se eu tivesse algo que pudesse recuperá-la? Meu priminho teria seus poderes de volta! Como todos nós temos roupas favoritas, relacionadas com memórias e emoções, e considerando a extensão do uso das ‘roupas, reduzindo impactos ambientais, o Weaver está aqui para mudar o futuro dos tratamentos de tecido.

Bruno dos Santos PierosanEchodream
Universitário, Brasil – Universidade De Caxias Do Sul, Brasil

Estou começando minha carreira profissional, tentando trazer um pensamento inovador para pequenas empresas no Brasil – Bruno dos Santos

Despertando o lado curioso e explorador das crianças em ambientes selvagens, reproduzido na segurança de casa. O Echodream é um dispositivo capaz de reproduzir ambientes holográficos, recriando seus cheiros, temperaturas e umidificação do ar. A sala transforma-se em um novo mundo para as crianças descobrirem, ampliando seus conhecimentos e estimulando a sua curiosidade.

Os ambientes são interativos, respondendo às crianças e mesmo sendo possível personalizá-los: o dispositivo tem uma baía capaz de digitalizar e integrar objetos nas cenas reproduzidas ou até mesmo criar ambientes inteiros com eles, recriando seu cheiro, formas e cores, tudo isso enquanto limpa e umidificar o ar. Ele pode ser controlado através do toque diretamente na sua superfície ou por aplicativos móveis, por meio de uma interface muito intuitiva.

O nome e as formas do Echodream são inspirados na forma lúdica que as crianças veem o mundo: o nome se refere a uma reprodução de sonhos infantis, enquanto a protoforma do dispositivo representa um pequeno fantasma, um ser metamorfo que está presente nas mentes de muitas crianças.

Um produto que incentiva as crianças a viver e descobrir novas experiências, tanto no interior quanto fora de suas casas e, além disso, limpa e controla a temperatura e umidade do ar de uma sala inteira, de uma forma segura em que as crianças podem interagir e se divertir, ajudando a expandir os limites de sua imaginação, e aprender e entender melhor sobre o nosso planeta: em uma densa floresta tropical, um bosque florido ou mesmo sob o mar, o Echodream seria sempre uma experiência nova para todas as crianças.

João André OzórioPurity Ball
Graduado, Brasil – Universidade Da Região De Joinville UNIVILLE, Brasil

Eu gosto de analisar tendências, observar conceitos e pensar sobre melhorias para o futuro – João Ozório

Purity Ball não gera rotinas; os pais vão brincar com seus filhos, melhorando a saúde do ar sem a necessidade de acessórios extras. Não é novidade que as bolas estão os presentes mais pedidos para os pais, grande parte desse desejo vem do futebol, que as crianças pequenas gostam de assistir e praticar.

Outro fator relevante é que as nossas crianças só executam as tarefas que lhes convêm e despertam interesse, e não os forçam a criar rotinas desagradáveis.

O projeto Purity Ball evoca esse conceito, sendo um objeto de desejo das crianças, promovendo a interação familiar e não gerando rotinas desnecessárias. Os pais vão, enquanto brincam com seus filhos, aumentar o nível de saúde do ar, sem a necessidade de acessórios extras.

O ponto principal do projeto é o fato de não ser um acessório de incômodo. É certo que, no futuro, o ar vai se deteriorar e sua saúde será prioridade. Mesmo assim, as crianças não estão conscientes disso e não gostam de jogar com acessórios adicionais, como máscaras, colares, etc., que em muitos casos deixam de ser usados. Com o Purity Ball isso não acontece, a purificação do ar acontece naturalmente sem causar desconforto para o usuário.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.