Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Impressão de casas já é uma realidade atual

Vivemos em constante evolução, tanto no meio humano como no meio tecnológico. Há cerca de 20 anos, tentávamos entender como uma simples máquina era capaz de levar a um papel comum tudo o que estava na tela de nosso computador. Hoje, alguns anos mais tarde, após as primeiras impressoras usuais serem uma inovação tecnológica, eis que nos surpreendemos mais uma vez.

A construtora Winsun (de Xangai, China) desenvolveu um projeto de uma casa impressa em 3D.  E mostrou como uma impressora de 6,7 metros de altura que custa 5 mil dólares pode produzir paredes inteiras em poucos minutos.

 

A estrutura feita pela impressora custa metade do preço de uma construção convencional e a matéria prima do material é cimento e fibra de vidro.

Além de ser extremamente eficiente, outro elemento impressionante é que o material usado para construir as paredes é reciclado de construções antigas. A empresa pretende construir mais de 100 casas na China e transformar o material reciclado em moradias.

Com certeza, o resultado das casas desenvolvidas pela impressora não irá aparecer em revistas de decoração, nem concorrer a prêmios de projetos arquitetônicos, mas essas casas podem revolucionar a maneira como pensamos no quesito moradia, além de ajudar milhares de pessoas que realmente necessitam.

Não é de hoje que surgiu a ideia de imprimir residência: antes da empresa chinesa, já haviam diversos estudos, teorias e até protótipos de impressoras para desenvolver tal tarefa. Na galeria abaixo, temos algumas das mais conhecidas atualmente.

Esperamos que essa nova tecnologia realmente entre para ficar, já que casas geradas a partir de meios sustentáveis seriam de grande ajuda na situação em que nos encontramos.

Leia também

Design

Inspiradas em um conjunto de luminárias suecas, as luminárias Nelson Bubble foram criadas pelo designer George Nelson em 1952, a partir do desejo do...

Design

Uma das estratégias mais legais no desenvolvimento de marcas é o co-branding, ou seja, quando duas marcas se unem para criar um produto ou...

Futuro

No quinto episódio do Gravidade Zero, vamos falar sobre design. Sim, parece simples, mas o design impacta o nosso cotidiano de diversas formas. Para...

Futuro

Quatro patas, corpo de metal e sensores de varredura. Bem que poderia ser a descrição de um máquina mortífera (se você já viu “Metalhead”,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.