Estudantes de Pernambuco criam óculos contra cegueira • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Estudantes de Pernambuco criam óculos contra cegueira

Já ouvi pessoas falarem que o Brasil é o país que só sabe andar para trás. Que nenhuma nova tecnologia aparece por aqui ou que não existe um “Vale do Silício” por estas bandas. Isso tudo pode ser meia verdade, na minha opinião, só precisamos de um empurrãozinho e o Brasil pode ser um grande celeiro de novas ideias e tecnologias.

Quer um exemplo? O WearIT é um grupo de pesquisa que está desenvolvendo o PAW, um óculos que detecta obstáculos e avisa o deficiente visual que está usando o aparelho. Um lindo projeto, não? Quer saber a melhor parte? Ele está sendo desenvolvido em Recife. Exatamente! Aqui no país onde não existe inovação ou só anda para trás.

Segundo o CENSO 2010, 92% das cidades brasileiras são inacessíveis para os deficientes visuais (acredito que para todo tipo de deficiente, mas isso é outra história). Foi tentando resolver este problema, que o grupo – formado por Marcos Antonio Oliveira, estudante de Ciência da Computação, e mais cinco universitários – tem trabalhado no desenvolvimento do PAW.

Atualmente o sistema está na sua quarta versão e, segundo Marcos declarou para o site Brasil Post, o grande detalhe do PAW está no custo. Enquanto alguns sistemas semelhantes chegam a custar até 4 mil reais (um cão-guia chega a custar 25 mil), o sistema brasileiro custa R$ 45.

O projeto ainda está em busca de investidores, mas como esta semana o grupo venceu a sétima edição do World Summit Youth Awards, premiação apoiada pela ONU e que incentiva jovens a criar produtos digitais com impacto social, em breve não deverá faltar investidor. Um excelente ideia!

Leia também

Apple

Depois de 45 dias com o novo MacBook Air com chip M3, contamos quais foram as impressões do notebook mais popular da Apple.

Tecnologia

O mercado de streaming na América Latina continua a se expandir, oferecendo aos consumidores uma variedade de opções de entretenimento robusta e diversificada. De...

Apple

Entenda mais sobre o novo chip M4, da Apple, e seus avanços no desempenho e experiências de usuário aprimoradas.

Design

Há alguns anos abolimos 100% o papel para documentações aqui na Com limão & Co. (empresa mãe do Com limão). Este processo só foi...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.