A face do lixo: Publicidade em Hong Kong e punição em praça pública • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

A face do lixo: Publicidade em Hong Kong e punição em praça pública

A ilha de Hong Kong é menor do que a cidade de São Paulo, no entanto isso não evita que a região chinesa produza mais lixo do que a maior metrópole da América Latina (são 16 mil toneladas contra 13 mil da capital paulista). Infelizmente a educação oriental também não impera por lá e a ilha sofre com a quantidade de lixo nas ruas. Por isso que a ONG HK Clean Up, em conjunto com a Ogilvy & Mather HK lançaram a campanha “The Face of Litter” (em tradução livre, “A face do lixo”).

Eles começaram a recolher alguns itens jogados nas ruas da cidade (como chicletes, cigarros e camisinhas), levaram para um laboratório, mapearam o DNA encontrados e recriaram os rostos das pessoas que jogaram o lixo no chão. Segundo a ONG, as precisões dos “retratos falados” são de 90%, por isso decidiram espalhar pela cidade cartazes com os rostos e os respectivos lixos.


A cultura da punição por humilhação

A ideia aplicada em Hong Kong pode parecer bem interessante, mas levanta alguns pontos interessantes para discussão. Será que a humilhação é uma boa forma de punição? Qual o impacto nos donos dos 27 rostos impressos e espalhados pela cidade? Será que eles foram reconhecidos por parentes e amigos? Em um período onde tanto se discute sobre bullying, não estariam eles praticando algo semelhante?

São tantas perguntas, que acho muito prepotente uma só pessoa (no caso, eu) dizer se a ONG está certa ou errada, mas gostaria de deixar dois pontos para reflexão:

  1. A punição em praça pública: A humilhação tem sido tema recorrente nos casos envolvendo suicídios. No mês passado, a americana Izabel Laxamana, de 13 anos, foi castigada e humilhada pelo pai na internet. Resultado? De acordo com o jornal americano “Daily News”, na última sexta-feira (5), a estudante saiu de um carro e pulou de uma ponte de Tacoma. Ela chegou a ser socorrida e levada para um hospital de Seattle, mas morreu no dia seguinte. – Último Segundo.
  2. Responsabilidade social: Cada país possui o seu próprio conjunto de leis. Em alguns, um simples papel de bala no chão da multa, já em outros, o chiclete no chão é cultural. Cada lugar tem a sua cultura e leis próprias, mas uma coisa é universal: O bom senso. O meu bom senso diz que não é papel de uma ONG “punir” 27 pessoas de forma pública. Por mais que você olhe as fotos e não reconheça ou que a porcentagem de acerto seja 90%, ainda acho um pouco errado. E você?

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Tecnologia

Explore o novo Sound Bar LG SC9S e descubra as promoções em TVs nesta Black Friday antecipada da LG.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.