Design

Casas em Movimento: Uma habitação inteligente e sustentável

Imagine só, você entra em casa, deita na sua cama e adormece, quando acorda a paisagem da janela não é mais a mesma, provavelmente você acharia que está sonhando,…

Compartilhe esse conteúdo:


Imagine só, você entra em casa, deita na sua cama e adormece, quando acorda a paisagem da janela não é mais a mesma, provavelmente você acharia que está sonhando, não é mesmo? Mas graças ao arquiteto português Manuel Vieira Lopes, isso é possível! O modelo em exibição até setembro na cidade de Porto chama-se “Casas em Movimento“.

Se já não fosse incrível o suficiente a casa se movimentar, ela ainda é autossustentável e ecológica. Além de girar sobre o próprio eixo (para aumentar a captação de luz natural), ela conta com uma pala revestida por painéis fotovoltaicos e que chegam a produzir cerca de 25.000 quilowatts (kWh) de energia por ano.

A explicação de como a casa funciona, segundo o arquiteto, “é uma casa fixa dentro de uma casa que roda”. Em 2014 o projeto participou do Solar Decathlon Europe, uma competição para projetos alimentados por energia solar.

A Casa não faz com que as pessoas que estejam dentro sintam-se desconfortáveis, pois o giro chega a ser imperceptível e segue o ritmo da translação da Terra. Conforme a casa se movimenta cria diferentes espaços e até um terraço sombreado.

casas-movimento-portugal-com-limao-01

As divisões mutáveis

Achou incrível? Espere até saber que a parte interna da casa sofre mutações de acordo com o horário e utilidade do dia. “A cozinha, no período da manhã, terá 15 m2, por exemplo, e na hora do jantar poderá ter o dobro. É possível que o morador se comunique com a casa e diga para que, na hora X, o espaço Y seja maior, de acordo com a utilidade que terá”, explicou Vieira Lopes. Isso tudo funciona a partir de paredes que se movem segundo a vontade do utilizador. Os interessados na casa, terão que desembolsar 500 mil euros para ter uma dessas.

 



Tags: , , , , ,

Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: