O mundo caminhou, mas esquecemos a geladeira • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

O mundo caminhou, mas esquecemos a geladeira

Você já parou para pensar como os nossos eletrodomésticos evoluíram nos últimos… sei lá, 50 anos? As televisões saltaram do branco e preto para as smart tvs em 43 anos (a primeira transmissão a cores feita no Brasil foi em 1972). A vitrola sumiu e deu espaço para os iPods e Spotify. Até os DVDs já viraram itens de colecionadores (estou falando do aparelho). No entanto, um item não me parece ter mudado tanto.

A geladeira ganhou algumas novidades, como tela touchscreen, e melhorou no consumo de energia elétrica. Mas continua sendo a mesma. Uma serpentina que corre ali, um refrigerador que precisa ser descongelado e uma porta que adora quebrar. Não adianta, na essência, ela não mudou muito.

Será que a geladeira chegou ao ápice da sua tecnologia? Encontrei um projeto, criado em 2010, que pode contradizer esta ideia. Mas antes, precisamos entender por que a geladeira foi criada e qual a sua utilidade.

A geladeira é uma invenção até que recente. Pergunte aos seus avôs como era viver sem este item, afinal, a CONSUL foi a primeira fábrica de geladeiras no Brasil e só começou a operar em julho de 1950. Apenas meros 65 anos separam a nossa realidade do modelo Q-300.

q300-consul-geladeira-brasil-com-limao

Mas vamos voltar ao projeto de 2010. Durante a edição do Electrolux Design Lab daquele ano, o russo Yurity Dmitriev apresentou o Bio Robot Refrigerator. A ideia é até que bem interessante, mas contém alguns bugs.

No projeto, um biopolímero refrigerado seria usado para manter os alimentos frescos. Segundo o designer, o sistema é quatro vezes menor que um refrigerador tradicional, não possui porta e não deixa odor nos alimentos. Genial!


Mas como eu disse, vamos aos bugs. O sistema serviria perfeitamente para bebidas, frutas e outros itens que pudessem ficar na vertical. Quer guardar aquela lasanha? Volta para o refrigerador normal (apesar do designer afirmar que o Bio Robot poderia ser feito em vários formatos e dimensões, alguém já tentou tirar algo comprido de dentro de uma massa de modelar?).

Outro detalhe é a ausência de porta. Se não existe porta, o biopolímero sofreria com o calor externo (talvez na Rússia funcionasse super bem, mas em Salvador…). Posso estar errado, mas a verdade é que, cinco anos se passaram, e não vi nada parecido com o projeto do russo. Lembrando que ele foi finalista do Design Lab 2010.

Talvez tenhamos esquecido das geladeiras, por um simples motivo: Independente o quanto consome de energia ou ocupa de espaço, ela cumpre o papel o qual foi incumbida… ela deixa a sua bebida gelada e evita que sua comida estrague.

Conteúdo BÔNUS: Enquanto pesquisava mais sobre o assunto, encontrei o Shift Refrigerator. Ele é mais do mesmo, em termos de tecnologia, mas o design é bem bonito. Com linhas retas e um design muito racional, o projeto é de 2009 e a criação é do designer Yong-jin Kim.

shift-geladeira-com-limao

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Tecnologia

Explore o novo Sound Bar LG SC9S e descubra as promoções em TVs nesta Black Friday antecipada da LG.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.