Designer brasileiro cria livro objeto FANTÁSTICO! • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Designer brasileiro cria livro objeto FANTÁSTICO!

Em setembro de 2006, o Com limão nasceu com o objetivo de fomentar o design brasileiro. Desde então, temos publicado inúmeros portfolios e trabalhos tupiniquins. Mas a estrela do post de hoje é especial.

Além de ser um trabalho fantástico e feito por um iniciante no design, o projeto tocou em um tema que sempre me interessou muito, a Segunda Guerra Mundial. Não é só isso! O projeto não faz parte de nenhum TCC (trabalho de conclusão de curso), pelo contrário, é o projeto final de uma “mera” disciplina. Quem dera todos os alunos fossem assim!

O “briefing” dado pelos professores foi bem simples: Associar um assunto específico com os elementos do design editorial, indo da curadoria do conteúdo até o processo de produção gráfica. O resultando você confere abaixo!

Desenvolvido pelo estudante de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais, Gustavo Vitulo, o livro objeto “Linhas de Guerra” mostra como a história do design gráfico e editorial foi fortemente influenciada pela Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da tecnologia e a necessidade do design gráfico como ferramenta de divulgação da guerra trouxeram novas possibilidades, enquanto o surgimento de alguns movimentos artísticos, como o modernismo, mudou a maneira de pensar da sociedade na época.

Ainda hoje, apesar de uma breve existência de apenas 14 anos, a Bauhaus fascina por sua vitalidade – Trecho do livro “Linhas de Guerra”

Dentro do livro, duas linhas do tempo distintas foram definidas. Para o editorial, um pontilhado que lembra o modernismo e para a guerra, tracejados que remetem às rotas dos mapas na época.

linhas-de-guerra-livro-objeto-brasileiro-guerra-com-limao-03

Já o grid (todo modular) é baseado no mapa-múndi, com 24 subdivisões contando com as páginas espelhadas. Para complementar a experiência, foram desenvolvidos alguns postais de momentos importantes da guerra, que sofreram algumas intervenções para simular o desgaste do tempo, como dobras, rasgos e queimaduras.

linhas-de-guerra-livro-objeto-brasileiro-guerra-com-limao-01

Abaixo você confere uma galeria de imagens do livro. Resumindo: Que trabalho fod*!! E pensar que o Gustavo ainda é um estudante de design, só dá mais ânimo para disseminar o design brasileiro. Que venham mais 9 anos de Com limão e vários outros Gustavos com seus livros objetos!

Obs: Além de um excelente trabalho, Gustavo também tem iniciativa. Foi ele quem entrou em contato com a nossa equipe, via Facebook, para apresentar o projeto e sugerir a pauta. Nota 10 pelo trabalho e nota 10 pela iniciativa. Parabéns, Gustavo!

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.