Nikon Df: A full frame com design old school • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Nikon Df: A full frame com design old school

O review de hoje será um pouco diferente, antes de falar sobre a Nikon Df, quero explicar (para aqueles que não sabem) o que é uma full frame. Comprar uma câmera profissional ou semiprofissional vai muito além de medir os megapixels que ela possui. Por exemplo, a Nikon Df possui um sensor de 16 megapixel, a “mesma quantidade” da P900, mas ela é muito superior. Isso acontece porque ela é uma full frame.

Mas afinal, o que é uma full frame? A tradução ao pé da letra significa “quadro cheio”, ou seja, uma câmera full frame é aquela que capta a imagem do tamanho de um frame (quadro) dos filmes antigos. Sabe aquele rolinho de filme 35mm? Então, as câmeras APS-C ou DX não registrariam uma foto por completa ali. É como se você tirasse foto com filme, mas usasse só a metade dele. Veja o exemplo abaixo. Ela foi feita com uma Nikon Df, mas se fosse uma DSLR normal, muita informação seria perdida.

nikon-df-review-com-limao-02

Agora que você já entendeu a diferença entre uma DSLR normal e uma full frame, vamos a Nikon Df. A primeira coisa que tenho a dizer sobre ela é, esta câmera foi feita para quem sabe fazer fotografia profissional. Esqueça o modo automático (ela até possui, mas seria jogar dinheiro fora).

Design antigo em todos os detalhes

O design old school da Df não é apenas uma “firula estética”. Cada um dos comandos da câmera ganhou um respectivo botão. Até dá para criar algumas predefinições para fotos rápidas, mas o legal da Df é sentir aquela nostalgia. Ajustar o ISO em um botão, a velocidade no outro. Fotografar como se fosse a última do rolo.

Comparando com carros, a Df seria um Aston Martin clássico, ao melhor estilo James Bond. Você pode usá-la para trabalhar? Pode… mas é muito mais legal deixar ela para os momentos de lazer. Ela é um whisky antigo que deve ser apreciado e não uma Coca Cola para tomar em um gole só.

Como a marca bem define, a Df é uma câmera feita para “belas fotos, muito bem tiradas”. Reforçando esse conceito, a marca japonesa lançou uma edição especial com detalhes em ouro e limitada a 1600 peças (600 unidades só com o corpo e 1000 kits com uma lente 50mm f/1.8G).

nikon-df-review-com-limao-02

ISO 12.800, Wi-Fi e 5,5 FPS

Do ponto de vista técnico, a Df é uma boa câmera. Seu ISO chega a 12.800 (expansível até 204.800), tem conexão Wi-Fi (como as outras, este detalhe parece ter vidado padrão para a Nikon) e atinge até 5,5 fps.

Esqueça do vídeo, a Df é para fotografar

Comprou a Df com o objetivo de filmar? Esqueça. Este modelo foi feito para fotografar. Só faltou espaço para colocar o filme, porque de resto a Df é muito fiel a fotografia clássica. O estilo e a tecnologia full frame é a melhor união entre o antigo e o novo.

Preço: Quanto custa o design?

Comparando com outras full frame, como a D610, a Nikon Df está na faixa de preço. O kit com lente 50 mm f/1.8 AF-S custa cerca de R$ 16.799,00 no Brasil. Nos EUA, o mesmo kit (pela BH Photo) chega a custar US$ 3 mil, uma economia razoável se você for pagar à vista e já estiver com viagem marcada.

Ela é o tipo de câmera que você paga uma vez na vida. Porque, com os cuidados certos, ela vai durar um bom tempo e talvez até vire presente para o seu filho.

Série Pure Photography: A fotografia como arte

Para fechar o review (eu disse que este seria um review diferente), a playlist de vídeo que você viu no começo do texto é uma ode a boa fotografia. Assista o episódio 7, que mostra uma conversa com os fotógrafos Bob Krist, Lynn Goldsmith e Joe McNally. Se você é fotógrafo, entenderá bem esta relação de amor com uma câmera.




Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Apple

Vale a pena trocar de iPhone? Confira o review completo do iPhone 15 Pro e descubra as inovações, melhorias e recursos do novo modelo.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Review

Qual foi a melhor experiência de cinema que você teve em casa? Testei a LG OLED evo C3 com filmes, séries e games.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.