Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Nikon Df: A full frame com design old school

O review de hoje será um pouco diferente, antes de falar sobre a Nikon Df, quero explicar (para aqueles que não sabem) o que é uma full frame. Comprar uma câmera profissional ou semiprofissional vai muito além de medir os megapixels que ela possui. Por exemplo, a Nikon Df possui um sensor de 16 megapixel, a “mesma quantidade” da P900, mas ela é muito superior. Isso acontece porque ela é uma full frame.

Mas afinal, o que é uma full frame? A tradução ao pé da letra significa “quadro cheio”, ou seja, uma câmera full frame é aquela que capta a imagem do tamanho de um frame (quadro) dos filmes antigos. Sabe aquele rolinho de filme 35mm? Então, as câmeras APS-C ou DX não registrariam uma foto por completa ali. É como se você tirasse foto com filme, mas usasse só a metade dele. Veja o exemplo abaixo. Ela foi feita com uma Nikon Df, mas se fosse uma DSLR normal, muita informação seria perdida.

nikon-df-review-com-limao-02

Agora que você já entendeu a diferença entre uma DSLR normal e uma full frame, vamos a Nikon Df. A primeira coisa que tenho a dizer sobre ela é, esta câmera foi feita para quem sabe fazer fotografia profissional. Esqueça o modo automático (ela até possui, mas seria jogar dinheiro fora).

Design antigo em todos os detalhes

O design old school da Df não é apenas uma “firula estética”. Cada um dos comandos da câmera ganhou um respectivo botão. Até dá para criar algumas predefinições para fotos rápidas, mas o legal da Df é sentir aquela nostalgia. Ajustar o ISO em um botão, a velocidade no outro. Fotografar como se fosse a última do rolo.

Comparando com carros, a Df seria um Aston Martin clássico, ao melhor estilo James Bond. Você pode usá-la para trabalhar? Pode… mas é muito mais legal deixar ela para os momentos de lazer. Ela é um whisky antigo que deve ser apreciado e não uma Coca Cola para tomar em um gole só.

Como a marca bem define, a Df é uma câmera feita para “belas fotos, muito bem tiradas”. Reforçando esse conceito, a marca japonesa lançou uma edição especial com detalhes em ouro e limitada a 1600 peças (600 unidades só com o corpo e 1000 kits com uma lente 50mm f/1.8G).

nikon-df-review-com-limao-02

ISO 12.800, Wi-Fi e 5,5 FPS

Do ponto de vista técnico, a Df é uma boa câmera. Seu ISO chega a 12.800 (expansível até 204.800), tem conexão Wi-Fi (como as outras, este detalhe parece ter vidado padrão para a Nikon) e atinge até 5,5 fps.

Esqueça do vídeo, a Df é para fotografar

Comprou a Df com o objetivo de filmar? Esqueça. Este modelo foi feito para fotografar. Só faltou espaço para colocar o filme, porque de resto a Df é muito fiel a fotografia clássica. O estilo e a tecnologia full frame é a melhor união entre o antigo e o novo.

Preço: Quanto custa o design?

Comparando com outras full frame, como a D610, a Nikon Df está na faixa de preço. O kit com lente 50 mm f/1.8 AF-S custa cerca de R$ 16.799,00 no Brasil. Nos EUA, o mesmo kit (pela BH Photo) chega a custar US$ 3 mil, uma economia razoável se você for pagar à vista e já estiver com viagem marcada.

Ela é o tipo de câmera que você paga uma vez na vida. Porque, com os cuidados certos, ela vai durar um bom tempo e talvez até vire presente para o seu filho.

Série Pure Photography: A fotografia como arte

Para fechar o review (eu disse que este seria um review diferente), a playlist de vídeo que você viu no começo do texto é uma ode a boa fotografia. Assista o episódio 7, que mostra uma conversa com os fotógrafos Bob Krist, Lynn Goldsmith e Joe McNally. Se você é fotógrafo, entenderá bem esta relação de amor com uma câmera.




Leia também

Design

Inspiradas em um conjunto de luminárias suecas, as luminárias Nelson Bubble foram criadas pelo designer George Nelson em 1952, a partir do desejo do...

Design

Uma das estratégias mais legais no desenvolvimento de marcas é o co-branding, ou seja, quando duas marcas se unem para criar um produto ou...

Futuro

No quinto episódio do Gravidade Zero, vamos falar sobre design. Sim, parece simples, mas o design impacta o nosso cotidiano de diversas formas. Para...

Podcast

No segundo episódio do Com limão Drops, conversamos com Ana Bellino, superintendente de Produtos, Marketing e UX do digio, plataforma digital de serviços financeiros;...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.