Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

O grande muro de Western Australia

Falar sobre moradia não é fácil. Se você sempre teve onde morar, é quase impossível saber como é o drama de viver ao relento, sem um teto confiável para dormir. Sabemos que projetos como Minha Casa, Minha Vida (para não dizer tantos outros, não importa o partido que está no comando) seriam excelentes, se não fosse em grande parte ferramentas políticas.

O Brasil é o quinto país em extensão territorial, isso todo mundo aprende na escola (ou deveria). São mais de 8 milhões de km², mas a densidade populacional se concentra nas regiões sudeste e nordeste. Cidades como São Paulo, Fortaleza e Recife chegam ao cúmulo de possuírem, em média, 7 pessoas por metro quadrado. Faça um quadrado de 1 m² no chão e tente colocar você e mais seis amigos dentro dele. Impossível!

arquitetura-great-wall-australia-com-limao

Estamos jogando SimCity com a vida real. Delimitado espaços e colocando o maior volume possível de pessoas ali. O resto? Explore os recursos naturais ou deixe à deriva. Um ótimo exemplo é o sertão pernambucano.

A maior desculpa para, governo e investidores, não investirem na região é a seca. Ok, São Paulo está seca. E agora? Mais do que isso, veja o projeto The Great Wall of Western Australia.

Criado pelos arquitetos do escritório Luigi Rosselli, o projeto é um complexo de vinte casas incrustadas em um morro. Por estarem “debaixo da terra”, as casas ficam livres do calor escaldante desta árida região.

Engenharia e arquitetura complexa? Que nada, os arquitetos adotaram paredes de taipas (técnica à base de argila e cascalho e muito utilizada no sertão brasileiro), luz solar como grande fonte de iluminação e água de um poço artesiano.

Você não moraria em um lugar deste? Ok, então imagine transformar ele em um resort? Imagine o impacto social, econômico e ambiental de um simples projeto como este. Uma área remota e inóspita (e, veja bem, quando a Austrália quer ser inóspita, não tem país que ganhe) transformada e repaginada. Não seria lindo ver um trabalho assim aqui em terras tupiniquins?

Leia também

Design

Inspiradas em um conjunto de luminárias suecas, as luminárias Nelson Bubble foram criadas pelo designer George Nelson em 1952, a partir do desejo do...

Design

Uma das estratégias mais legais no desenvolvimento de marcas é o co-branding, ou seja, quando duas marcas se unem para criar um produto ou...

Futuro

No quinto episódio do Gravidade Zero, vamos falar sobre design. Sim, parece simples, mas o design impacta o nosso cotidiano de diversas formas. Para...

Podcast

No segundo episódio do Com limão Drops, conversamos com Ana Bellino, superintendente de Produtos, Marketing e UX do digio, plataforma digital de serviços financeiros;...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.