Mobilidade elétrica: O petróleo vai virar fóssil! • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Mobilidade elétrica: O petróleo vai virar fóssil!

A Petrobras vive uma das suas piores épocas. No olho do furacão da operação Lava Jato, a sucessiva queda de valor da empresa não deve parar tão cedo, isso porque muita gente quer ver o petróleo virar fóssil. Que piadinha infame! Mas é verdade, muita gente quer ver o combustível à base de petróleo virar coisa do passado. A pior parte disso tudo (para os donos dos galões de petróleo) é que o maior parceiro virou vilão.

A indústria automotiva decidiu comprar a ideia e o Salão de Frankfurt foi invadido pelos carros elétricos. Porsche, Audi e BMW anunciaram esportivos e SUV elétricos, entrando de cabeça na briga pelo mercado da Tesla Motors.

Mas, como já falamos no texto “Gênio, bilionário e filantropo: Você sabe quem é Elon Musk”, o CEO da Tesla Motors não está de brincadeira. Basta ver o vídeo abaixo. Um drone sobrevoou a Gigafactory, a maior fábrica de baterias de lítio do mundo e centro de produção da Tesla. É desta linha de montagem, toda alimentada por energia renováveis (a energia solar é a principal fonte da fábrica), que sairão produtos como a Tesla Powerwall.

Segundo Musk, o objetivo da Gigafactory é alavancar a queda no custo de produção das baterias. Em resumo, o lítio deve virar o novo petróleo.

[Vídeo Atualizado em 30/julho/2016]

 

Reservas de lítio: A América Latina vira Dubai

Assim que o lítio virar commodity, uma verdadeira caça ao ouro cinza deve invadir a América Latina. Países como Bolívia (sim, a Bolívia), Chile e Argentina possuem as maiores reservas do minério. Só a Bolívia, de acordo com a US Geological Survey, possui 29% de toda a reserva mundial, são cerca de 9 milhões de toneladas.

Em segundo lugar está o Chile (7.5 milhões de toneladas), seguida pela Argentina (6.5), EUA (5.5) e China (5.4).

Enquanto isso, no Brasil…

A reserva de lítio não é tão grande no Brasil. Temos cerca de 180 mil toneladas do minério. Mas algumas iniciativas, mesmo sem muito estardalhaço da mídia, já começaram a surgir por aqui.

Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad assinou um decreto na última segunda-feira (14/09), liberando os veículos elétricos do rodízio municipal. Infelizmente a frota elétrica é um grão de areia. São cerca de 400 veículos (São Paulo tem 8 milhões de automóveis).

Enquanto choramos a redução de velocidade nas Marginais, o prefeito assinou um decreto que dá 50% de desconto no IPVA para veículos elétricos e híbridos. Ponto para o prefeito mais crucificado do Brasil!

A minha relação de amor e ódio com os carros

Esta semana completo 29 anos e não tenho carteira de motorista. Nunca me preocupei em ter um carro e os motivos sempre foram pessoais: sustentabilidade e trânsito.

Não sou vegetariano e nem eco ativista, mas tento contribuir com o meio ambiente da melhor maneira possível. Apesar de tudo, adoro usar o metrô de São Paulo. Sim, mesmo ele sendo cheio e com seus diversos problemas. Prefiro a linha vermelha, do que a Marginal cheia. Gosto estranho, eu sei.

Mas isso vai acabar, eu também sei. Um dia, com esposa grávida ou filhos, viver a vida sem quatro rodas será quase impossível. Até lá, espero que São Musk me ajude e opere um milagre elétrico em nossas vidas. Assim não terei que pagar mais de 120 mil reais em um carro elétrico.

Leia também

Futuro

BMW e AirConsole transforma seu automóvel em uma plataforma de jogos casuais enquanto você aguarda o carregamento.

Design

André-Gustave Citroën nasceu em 5 de fevereiro de 1878 em Paris, França, e foi um dos visionários mais inovadores da indústria automotiva. Além de...

Design

17 minutos para esgotar e apenas 2 minutos e 53 segundos para vender a primeira unidade. Estes são os números (incríveis) das vendas das...

Design

Atualmente, as opções de modelos, tipos e marcas de carros são bem numerosas. Hoje, quando você vai comprar um carro, existe uma gama muito...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.