Design
BBC Three: Uma tortura para quem tem TOC
Antes de mais nada, eu quero saber quem foi o gênio do design que criou este logo da BBC Three. A culpada pela aprovação já sabemos muito bem quem foi. Nikki Carr,…
Antes de mais nada, eu quero saber quem foi o gênio do design que criou este logo da BBC Three. A culpada pela aprovação já sabemos muito bem quem foi. Nikki Carr,…
Antes de mais nada, eu quero saber quem foi o gênio do design que criou este logo da BBC Three. A culpada pela aprovação já sabemos muito bem quem foi. Nikki Carr, head de marketing da empresa, disse que tem conhecimento das críticas que invadiram as redes sociais, mas não está “preocupada”.
Antes de tudo, vamos voltar um pouco no tempo e explicar toda a história. A BBC anunciou ontem (04/01) a nova identidade visual do BBC Three, este é o primeiro passo para transformar o canal inglês em uma plataforma digital. Focada em entretenimento, a plataforma é casa de produtos com o BBC iPlayer e a mudança total acontecerá até 16 de fevereiro deste ano.
Até este ponto estava (quase) tudo bem, seria apenas mais um logo horrível, se não fosse por um detalhe. A head de marketing, senhora “sei-tudo-de-branding” afirma, publicamente, que uma paródia feita pelo seriado W1A, definiu algumas diretrizes para a nova identidade. ESPERA AÍ! Eu entendi bem? Vocês tiraram a brilhante ideia de uma paródia, o público não recebeu bem e vocês ainda brincam com a inspiração. Calma, preciso fazer uma pausa para aplaudir estes “gênios” do marketing.
Agora vamos ao logo. As três colunas até são uma boa evolução do logo antigo para o novo, mas transformar o terceiro pilar em uma exclamação, transformou o logo em um “2!”. Não é só isso, qual o motivo da falta de alinhamento? A barra da direita é centralizada à esquerda (de acordo com o logo oficial da BBC), já o central é… centralizado. Por fim, o terceiro é centralizado à direita. Meu deus! Meu TOC está gritando. Estou quase pulando no monitor para ajustar isso.
De acordo com Carr, os três pilares significam “me faz pensar, me faz rir e me dá voz”. Cara Nikki, estou procurando destes valores até agora e não encontrei nem pistas desta “essência”. O que vocês acham? Abaixo coloquei o antigo para comparação.