Conheça 5 aplicativos que você realmente precisa aprender a usar! • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Conheça 5 aplicativos que você realmente precisa aprender a usar!

Vou começar este texto com a premissa de que você trabalha com algo relacionado ao mundo digital. Não importa se é designer, publicitário, desenvolvedor ou jornalista. Você usa computador mais do que 6 horas por dia e precisa aumentar sua produtividade a cada dia que passa.

Aliás, essa coisa de produtividade é uma grande utopia. Lembro da época em que trabalhava no UOL e alguém, provavelmente RH, fez um estudo que dois monitores aumentavam a produtividade em x%. E foi assim que comecei a trabalhar com dois monitores (hoje uso dois de 27”). Só que a minha produtividade não depende disso, depende de um café depois do almoço. De um vício. De um costume. E é neste ponto que queria chegar.

Não adianta você ficar inventando ferramentas de produtividade a todo momento, se não se aprofunda em nenhuma e a curva de aprendizado é muito demorada. Muitas vezes perdemos tempo tentando inventar a roda. Aqui vão cinco dicas de ferramentas e serviços que você deveria se aprofundar e utilizar todos os dias.

aplicativo-servicos-produtividade-slate-com-limao

Adobe Slate: O nosso queridinho.

Eu já falei sobre o Slate, mas vale a pena reforçar. É difícil descrever o Slate, a Adobe chamou a ferramenta de “contador de histórias”. E ele serve exatamente para isso, para que você possa contar algo. Um relatório, uma história pontual ou um newsletter aprimorado.

No meu caso, tenho usado o Slate para apresentar orçamentos, enviar relatórios mensais para clientes e apresentar a Citrus, nossa consultoria de design e inovação.

A grande verdade é que esta ferramenta é multitarefas e serve para diversas utilidades. A vantagem é que funciona tudo online e você não precisa anexar nada nos e-mails.

aplicativo-servicos-produtividade-linkedin-com-limao

LinkedIn: Quem é essa, papai? Cheia de assunto.

O primeiro conselho universal da produtividade é “largue as redes sociais”. Só que o problema não está nas redes sociais, mas como usamos elas. No seu cotidiano profissional, tente largar um pouco o Facebook e migre para o LinkedIn. Siga profissionais da sua área (tem de tudo, de publicitário até biomédico), assim você receberá conteúdo relevante sobre o seu mercado.

Trabalhe o seu networking e, aos poucos, transforme isso em um ponto estratégico da sua carreira. O LinkedIn vai te ajudar muito bem com isso. Se estiver procurando trabalho, conheça o Lynda.com e o LinkedIn Job Search. Os dois são serviços da rede e trabalham em conjunto. O Lynda oferece cursos online e cobra mensalidade. Já o Job Search é gratuito e você consegue criar filtros para monitorar vagas.

aplicativo-servicos-produtividade-hootsuite-com-limao

Hootsuite: O poder da coruja.

Ok, você não quer largar o Facebook ou não pode, por algum motivo profissional, então venha conhecer o Hootsuite. Mas não estou falando do Hootsuite como ferramenta de publicação de conteúdo.

Esta ferramenta é muito maior do que isso. Não subestime o poder da coruja! Vale a pena conhecer a área de relatórios da ferramenta (agiliza muito aquele relatório mensal).

Caso você trabalhe com compra de mídia ou precisa montar campanhas criativas, dê uma olhada na nova área “Campanhas”. Dá para montar concursos, galerias, landing pages e por aí vai.

aplicativo-servicos-produtividade-slack-com-limao

Slack: Largue o seu e-mail corporativo.

E-mail corporativo é o maior limbo virtual que existe. Os famosos, “mas eu te mandei e-mail” e o “você manda um e-mail com resumo da reunião” são dragas de produtividade.

O Slack funciona como um chat automatizado, onde é possível criar grupos (canais) por assunto, anexar arquivos, potencializar conversas e não tem limite de espaço (até tem, mas é gigantesco).

Se você for daqueles que fala muito, vale a pena pagar a mensalidade de US$ 8 e garantir algumas vantagens da versão paga. Dá para procurar termos por mensagens. Digite “relatório mensal” e ele trará todas as conversas e arquivos, separados por recentes e relevantes.

aplicativo-servicos-produtividade-evernote-com-limao

Evernote: Todo mundo fala, mas ninguém usa direito.

Vejo muita gente usando o Evernote como limbo de links. Você salva um link e lá ele fica. Confesso que eu fazia a mesma coisa, até conhecer a ferramenta de forma mais aprofundada.

O Evernote pode funcionar como um grande caderno compartilhado, além de possuir um work chat integrado. Sabe aquele Lync da Microsoft? Esqueça aquela coisa nojenta. Desculpa, Microsoft, mas vocês esqueceram de dar suporte para o aplicativo faz tempo.

Além de tudo isso, o Evernote também possui a vantagem de criar lembretes, listas de tarefas e… é todo online. Tem aplicativo para celular, tablet e navegador. Funciona no Windows, no Mac e (suspeito) até no Red Star.

Duas coisas fazem o Evernote virar uma agenda essencial para o dia a dia. Se você recebe um cartão de visita, basta tirar uma foto e ele guarda as informações. O nível de reconhecimento do conteúdo é bem fiel (falha poucas vezes).

Agora se você é aquele tipo de pessoa que adora o caderno de papel, sem problemas! Compre o Moleskine Evernote, anote tudo no papel e salve na nuvem. Ele vem com etiquetas que reconhecem tags.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.