A mente insana e hiperconectada de Tarantino: Tudo começou em Amor à Queima-Roupa • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

A mente insana e hiperconectada de Tarantino: Tudo começou em Amor à Queima-Roupa

Afirmar que Quentin Tarantino é um gênio não é nenhuma novidade. Você pode até não gostar das produções dele, mas é inegável dizer que ele não é um diretor, produtor e roteirista fora da curva. Pois bem, atualmente Tarantino está com o filme “Os Oito Odiados” em cartaz, por isso anda dando entrevistas em todos os cantos e foi em um destes papos, para um canal australiano, que o diretor afirmou que seus filmes são conectados e vivem no mesmo mundo.

Ok, eu sei que isso não é nenhuma novidade e os fãs do mundo todo já caçavam pistas entres as produções de Tarantino (o curta brasileiro “Tarantino’s Mind” é um exemplo. Vale a pena assistir, por isso colocamos ele na abertura do texto), mas pare e pense comigo.

Hollywood não é o lugar mais amigável do mundo. Aquilo deve ser mais perigoso que caminhar pelo deserto australiano descalço. Emplacar um blockbuster com bilheteria mundial então, praticamente um feito para meia dúzia de pessoas. Fazer tudo isso e com um mesmo universo por trás, estamos colocando as produções de Tarantino no patamar de Star Wars e outras poucas “religiões”.

Não estou querendo comparar as produções em termos de qualidade, mas na questão de storytelling. Uma coisa é você colocar referências em seus filmes (como o E.T. em Star Wars, veja abaixo). Outra coisa é criar um universo e filmar cerca de 20 filmes como se fossem coisas independentes, mas levemente conectados.

et-star-wars-referencia-cinema-com-limao

A conexão entre os filmes é tão sutil, que Tarantino usa detalhes para costurar tudo. Por exemplo, Vincent Vega, de Pulp Fiction, é irmão de Vic Veja, de Cães de Aluguel. Já Lee Donowitz, de Amor à Queima Roupa, é filho de Donny “O Urso Judeu” Donowitz, de Bastardos Inglórios. Será Major Marquis Warren (de Os Oito Odiados) algum parente de Jules Winnfield?

 

Leia também

Design

Wes Anderson, com seu olhar único para cores pastel e cenários que parecem saídos diretamente de um sonho meticuloso, criou mundos que transcendem as...

Review

Qual foi a melhor experiência de cinema que você teve em casa? Testei a LG OLED evo C3 com filmes, séries e games.

Design

A Walt Disney Company comemora seu centenário em 16 de outubro de 2023 e este será um ano de homenagens aos fãs e contadores...

Apple

Para celebrar o Ano Novo Chinês (que este ano será o “Ano do Coelho” e será comemorado no próximo dia 22 de janeiro de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.