Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

E01: O modelo popular de carro elétrico vindo de Portugal

Atualmente é impossível falarmos de mobilidade urbana e ignorarmos os automóveis. Não adianta, desde o surgimento do Benz Patent-Motorwagen, parece que o ser humano esqueceu como é usar as pernas para grandes distâncias. Além disso, falar que o transporte público é a solução dos nossos problemas, chega a ser uma utopia desvairada. Mas qual a solução mágica então? Para sermos sinceros, isso não existe. Uma das soluções para não explodirmos o planeta com tanto consumo de gasolina, diesel e álcool, está nas “mãos” (ou rodas) dos carros elétricos.

Infelizmente os modelos ainda são escassos (no Brasil, então… este tipo de veículo é quase inexistente). Já para quem aposta que Elon Musk será o nosso grande salvador, vale a pena conhecer o português Emanuel Oliveira.

Durante a sua tese de mestrado em Engenharia e Design de Produto, pela Universidade de Aveiro, Oliveira desenvolveu o E01, veículo elétrico que comporta até quatro pessoas e chassi montado em uma única peça.

e01-portugal-carro-eletrico-com-limao-02

De acordo com o projeto, o design do bloco único, usado no chassi, foi inspirado na estrutura dos crustáceos e sua forma permite máxima rigidez estrutural. Além disso, o teto do veículo permite a aplicação de painéis fotovoltaicos (os famosos painéis solares), para aumentar a autonomia do carro.

Lembrando que o Model 3, da Tesla, foi lançado no começo de Abril e já rendeu mais de US$ 10 bilhões para os cofres da empresa americana. Foram mais de 253 mil unidades vendidas em apenas 36 horas.

Alô, Musk! Que tal levar o Oliveira para trabalhar na Tesla? Quem sabe ele não desenvolve um modelo popular do Model 3 e vocês dominam o mercado automotivo?

Leia também

Tecnologia

Novo modelo da LG chega por R$ 4.299 e promessa de ser um dos smartphones mais elegantes da atualidade

Design

Inspiradas em um conjunto de luminárias suecas, as luminárias Nelson Bubble foram criadas pelo designer George Nelson em 1952, a partir do desejo do...

Design

Quem passa horas na frente do computador (meu caso desde que me formei em design), sabe a importância de uma boa cadeira. Muito mais...

Design

2020 é, sem dúvidas, o ano das fintechs. Se por um lado a pandemia virou desafio para muitos mercados, para as bantechs (bancos digitais),...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.