E01: O modelo popular de carro elétrico vindo de Portugal • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

E01: O modelo popular de carro elétrico vindo de Portugal

Atualmente é impossível falarmos de mobilidade urbana e ignorarmos os automóveis. Não adianta, desde o surgimento do Benz Patent-Motorwagen, parece que o ser humano esqueceu como é usar as pernas para grandes distâncias. Além disso, falar que o transporte público é a solução dos nossos problemas, chega a ser uma utopia desvairada. Mas qual a solução mágica então? Para sermos sinceros, isso não existe. Uma das soluções para não explodirmos o planeta com tanto consumo de gasolina, diesel e álcool, está nas “mãos” (ou rodas) dos carros elétricos.

Infelizmente os modelos ainda são escassos (no Brasil, então… este tipo de veículo é quase inexistente). Já para quem aposta que Elon Musk será o nosso grande salvador, vale a pena conhecer o português Emanuel Oliveira.

Durante a sua tese de mestrado em Engenharia e Design de Produto, pela Universidade de Aveiro, Oliveira desenvolveu o E01, veículo elétrico que comporta até quatro pessoas e chassi montado em uma única peça.

e01-portugal-carro-eletrico-com-limao-02

De acordo com o projeto, o design do bloco único, usado no chassi, foi inspirado na estrutura dos crustáceos e sua forma permite máxima rigidez estrutural. Além disso, o teto do veículo permite a aplicação de painéis fotovoltaicos (os famosos painéis solares), para aumentar a autonomia do carro.

Lembrando que o Model 3, da Tesla, foi lançado no começo de Abril e já rendeu mais de US$ 10 bilhões para os cofres da empresa americana. Foram mais de 253 mil unidades vendidas em apenas 36 horas.

Alô, Musk! Que tal levar o Oliveira para trabalhar na Tesla? Quem sabe ele não desenvolve um modelo popular do Model 3 e vocês dominam o mercado automotivo?

Leia também

Apple

Vale a pena trocar de iPhone? Confira o review completo do iPhone 15 Pro e descubra as inovações, melhorias e recursos do novo modelo.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Futuro

BMW e AirConsole transforma seu automóvel em uma plataforma de jogos casuais enquanto você aguarda o carregamento.

Design

André-Gustave Citroën nasceu em 5 de fevereiro de 1878 em Paris, França, e foi um dos visionários mais inovadores da indústria automotiva. Além de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.