Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Realidade Virtual: Holografias, acidentes e um futuro crítico

A realidade virtual (finalmente) chegou para ficar. Já não é de hoje que sonhamos com os atuais óculos VR, ou algo parecido com o que eles são. No entanto, ainda é apenas o começo desta onda.

Aliás, uma onda que está vindo como um tsunami. Para você ter uma ideia, há pouco mais de 3 meses eu me perguntava, aqui mesmo no Com limão, se os vídeos 360º e a realidade virtual seriam o futuro das nossas lembranças. Passados poucos meses, já posso afirmar que isso virou febre e, diferente do que foi a onda 3D, a realidade virtual tem muito que render.

Vamos começar falando de um produto que já está disponível nas lojas, não é nenhuma grande novidade e testamos durante um tempo. O suficiente para dizer propriedade: é bem legal!

Estou falando do Gear VR, da Samsung. Ele é uma das diversas opções para quem quer começar a dar os primeiros passos no mundo da realidade virtual. Você encaixa um smartphone no aparelho, que possui botões touch para controle, e sai navegando por um mundo virtual.

A experiência é bem interessante, principalmente o aplicativo da Netflix, que te coloca dentro de uma sala de televisão (com direito a café e sofá). No entanto, dependendo do modelo do smartphone usado, a tendência é que o Gear VR (e o smartphone) esquente igual uma frigideira e desligue sozinho. Então pode esquecer de usar o Gear VR para fazer maratonas de Netflix.

netflix-vr-experiencia-realidade-virtual-gear-vr-samsung-com-limao

No entanto, nem tudo é diversão no mundo dos óculos de realidade virtual. Como não estamos vendo a nossa real realidade, é muito fácil se acidentar com eles. E existem inúmeros exemplos e postagens no Reddit sobre pessoas que sofreram acidentes domésticos com o HTC Vive, óculos usado para jogar games em realidade virtual. Quer um exemplo?

 

Agora falando sobre o futuro da realidade virtual, o vice-presidente executivo de Windows e Dispositivos, da Microsoft, escreveu um texto (versão em português) no blog da empresa onde conta um pouco sobre o Windows Holographic, uma plataforma que permite as pessoas interagirem com elementos holográficos usando o HoloLens. Abaixo você confere um exemplo da plataforma.

 

Mas se você é mais crítico e acha que a realidade virtual será a destruição da humanidade, vale a pena assistir o curta produzido pelo designer Keiichi Matsuda, onde ele mostra uma visão BEM CRÍTICA do nosso futuro com óculos de realidade virtual. Eu tento ser mais otimista e pensar que o ser humano vai usar a realidade virtual com moderação (será?).

Leia também

Tecnologia

Na última semana (28), a Amazon anunciou o lançamento do Echo Show 15, novo dispositivo com tela Full HD 1080p de 15.6 pol. e...

Design

Existe uma grande oportunidade para designers no horizonte digital. Segundo uma pesquisa do UOL, divulgada nesta segunda-feira (12), cerca de 78% dos microempreendedores brasileiros...

Futuro

Por Fabio Rua, Government and Regulatory Affairs Director, IBM América LatinaO mundo está à beira de outra revolução computacional que será impulsionada pela convergência...

EcoDesign

O meio ambiente está no foco das principais notícias e discussões. Já havia adiantado este cenário no texto de tendências para 2021 do InovaSocial...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.