Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Ideias inovadoras e os brasileiros do Future Lions 2016

Na próxima semana, entre os dias 18 e 25 de junho, começa o Cannes Lions, festival internacional de criatividade. Como parte das atividades do evento, temos o Future Lions, uma competição mundial voltada para estudantes de criação e patrocinada pela AKQA desde 2005.

Um parêntese no nosso texto: Se você não conhece a AKQA, vale a pena conhecer o trabalho deles. Eles foram responsáveis pelo projeto Mortal Kombat: Kollector’s Edition.

Mas o grande destaque deste ano é que os alunos da Miami Ad School/ESPM conseguiram emplacar 6 projetos no shortlists do Future Lions 2016.

É um projeto mais genial que o outro, todos usando tecnologia como base e com alto impacto social. Um dos mais legais, principalmente nesta temporada de frio intenso, é o Donate a Match.

 

Projeto idealizado pelo mineiro Luan Dias, a ideia é que as pessoas, ao entrarem no Tinder, usem o “match” da plataforma para doar casacos, cobertores e outros vestuários.

De acordo com Luan, “fazia tudo sozinho. Juntei ao ‘Entrega por SP’ para destinar as doações e ia junto deles entregar (as doações) aos moradores de rua”.

Luan também nos contou que chegou a ser banido 4 vezes do Tinder e tendo sempre que fazer um perfil novo. O projeto funcionou até dezembro do ano passado, mas Luan parou devido à onda de calor, mas o publicitário completa “estou para começar a versão 2016, ainda mais agora com esse frio que está fazendo” (na noite entre os dias 12 e 13 de junho, a cidade de São Paulo marcou 0ºC).

Além do projeto citado, como já falei, temos outros cinco brasileiros:

  • Wi-Favela: Em parceria com a Vivo, a ideia é levar conexão wi-fi para comunidades carentes usando uma tecnologia que une grafite e hotspots.

 

  • Sound Spoons: Olha o aviãozinho terá um novo significado com essa colher que emite sons.

 

  • Samsung Quake Network: Sistema que usa smartphones e balões meteorológicos para identificar terremotos e evitar tragédias.

 

  • Google Kids Watch: Usando o reconhecimento de voz do Android, esse relógio identifica palavras de um possível agressor (bullying, pedófilos, etc.) e dispara um alerta para os pais da criança que estive usando o sistema, além da sua localização.

 

  • Tag for find: Todos os anos, mais de 250 mil pessoas desaparecem no Brasil. A ideia é usar o Facebook para identificar pessoas e ajudar nas buscas de desaparecidos.

 

Leia também

Tecnologia

LG K41S, LG K51S e LG K61 são os novos celulares da empresa sul-coreana focados no público jovem; preços começam em R$ 1.299

Design

Na última quinta-feira (16), o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, publicou um decreto recomendando o uso de máscaras nas ruas. A orientação segue...

Apple

A Apple anunciou nesta quarta-feira (15) a segunda geração do iPhone SE. Com a traseira de vidro e laterais de alumínio, o novo iPhone...

Design

Há algum tempo não publico portfólios por aqui e com tanta notícia bizarra dos últimos dias (tem novo coronavírus, ENEM bugado, etc.), acho que...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.