No texto de ontem (04) falei um pouco sobre a importância dos trabalhos conceituais para designers e ilustradores e como eles impactam na divulgação dos portfolios. Mas existe um outro extremo dos projetos experimentais/conceituais, aqueles profissionais que são tão reconhecidos e atingiram um nível profissional tão alto, que decidem fazer isso simplesmente como arte. É o caso do Kazuhiro Tsuji.
Premiado diretor de efeitos especiais de Hollywood, Tsuji já foi responsável por produções como O Grinch (uma das maquiagens mais incríveis do cinema), O Curioso Caso de Benjamin Button, Homens de Preto I e II, e tantos outros filmes. Após mais de 25 anos de indústria cinematográfica, Tsuji decidiu dedicar a carreira criando esculturas hiper-realistas como peças de arte. Entre os trabalhos, estão os retratos de Abraham Lincoln, Andy Warhol, Dali e Frida Kahlo.
Bônus: Sei que o foco do texto é arte conceitual, mas impossível falar de escultura hiper-realista e não falar de Mike Hill. O artista é outro gênio desta área e possui trabalhos fantásticos, muitos deles em tamanho real. Ao contrário de Tsuji, Mike Hill não faz peças para galeria de arte, mas para convenções como Monsterpalooza e outros. Entre os trabalhos de Hill estão vários monstros e a “assustadora” escultura do Christopher Reeve.