Ford Fund e Artemisia apoiarão negócios de impacto social em mobilidade • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Ford Fund e Artemisia apoiarão negócios de impacto social em mobilidade

Mobilidade é uma dos temas que mais merece atenção quando o assunto é melhoria da vida dos brasileiros. Isso porque o tema tem relação com o direito de ir e vir, autonomia, acesso e qualidade de vida – condições básicas para o desenvolvimento da população. Quando olhamos a realidade do Brasil, as dificuldades de acesso afetam, principalmente, a população de baixa renda. Nas áreas periféricas, mesmo nas principais metrópoles, famílias enfrentam dificuldades de acesso a itens essenciais.

“O principal objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento da indústria de negócios de impacto social dentro do tema de mobilidade no Brasil”

Para identificar os principais desafios vividos pela maior parte da população dentro dessa temática e buscar inovações eficazes, a Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, organização pioneira no Brasil no fomento negócios de impacto social no Brasil, lançaram durante a segunda edição da Campus Party Brasília, o Ford Lab: Mobilidade para Todos.

O principal objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento da indústria de negócios de impacto social dentro do tema de mobilidade/transporte no Brasil. Para isso, a iniciativa irá desenvolver uma “Tese de Impacto em Mobilidade”. A Tese de Impacto irá reunir informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda no Brasil e levantar as oportunidades de negócios que tenham foco nesses desafios de forma que as soluções tenham potencial para crescimento sistêmico. O objetivo da Tese é ter um olhar aprofundado do cruzamento entre problemas sociais e oportunidades de negócios dentro da temática proposta e, com isso, ter insumos que apoiarão o desenvolvimento desses negócios. O lançamento da Tese de Impacto está previsto para primeiro trimestre de 2018.

Já o “Ford Lab: Mobilidade para Todos”, programa de inovação aberta de impacto, consiste no processo de identificação e seleção de startups – em fase de prototipagem e primeiras vendas – para um processo de aceleração com metodologia exclusiva da Artemisia. A proposta do programa, que tem duração de seis semanas, é apoiar empreendedores com soluções inovadoras e com potencial de impacto social. As inscrições estão previstas para agosto de 2017.

Na prática, o Lab tem por objetivo o fortalecimento de negócios de impacto social. Para isso, as startups selecionadas terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade. Ao final do programa, os empreendedores terão maior clareza sobre os próximos passos do negócio e poderão receber um investimento inicial da Ford Fund.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Texto originalmente publicado no InovaSocial, plataforma sobre inovação social do Instituto Sabin e desenvolvida pelo Citrus Content Lab, do Com limão. Saiba Mais AQUI!

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.