Mobilidade é uma dos temas que mais merece atenção quando o assunto é melhoria da vida dos brasileiros. Isso porque o tema tem relação com o direito de ir e vir, autonomia, acesso e qualidade de vida – condições básicas para o desenvolvimento da população. Quando olhamos a realidade do Brasil, as dificuldades de acesso afetam, principalmente, a população de baixa renda. Nas áreas periféricas, mesmo nas principais metrópoles, famílias enfrentam dificuldades de acesso a itens essenciais.
“O principal objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento da indústria de negócios de impacto social dentro do tema de mobilidade no Brasil”
Para identificar os principais desafios vividos pela maior parte da população dentro dessa temática e buscar inovações eficazes, a Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, organização pioneira no Brasil no fomento negócios de impacto social no Brasil, lançaram durante a segunda edição da Campus Party Brasília, o Ford Lab: Mobilidade para Todos.
O principal objetivo da parceria é construir a base para o desenvolvimento da indústria de negócios de impacto social dentro do tema de mobilidade/transporte no Brasil. Para isso, a iniciativa irá desenvolver uma “Tese de Impacto em Mobilidade”. A Tese de Impacto irá reunir informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados pela população de baixa renda no Brasil e levantar as oportunidades de negócios que tenham foco nesses desafios de forma que as soluções tenham potencial para crescimento sistêmico. O objetivo da Tese é ter um olhar aprofundado do cruzamento entre problemas sociais e oportunidades de negócios dentro da temática proposta e, com isso, ter insumos que apoiarão o desenvolvimento desses negócios. O lançamento da Tese de Impacto está previsto para primeiro trimestre de 2018.
Já o “Ford Lab: Mobilidade para Todos”, programa de inovação aberta de impacto, consiste no processo de identificação e seleção de startups – em fase de prototipagem e primeiras vendas – para um processo de aceleração com metodologia exclusiva da Artemisia. A proposta do programa, que tem duração de seis semanas, é apoiar empreendedores com soluções inovadoras e com potencial de impacto social. As inscrições estão previstas para agosto de 2017.
Na prática, o Lab tem por objetivo o fortalecimento de negócios de impacto social. Para isso, as startups selecionadas terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade. Ao final do programa, os empreendedores terão maior clareza sobre os próximos passos do negócio e poderão receber um investimento inicial da Ford Fund.
“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.
Texto originalmente publicado no InovaSocial, plataforma sobre inovação social do Instituto Sabin e desenvolvida pelo Citrus Content Lab, do Com limão. Saiba Mais AQUI!