iF Design Awards: Conheça o Logitech G413 e os recordes da Samsung • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

iF Design Awards: Conheça o Logitech G413 e os recordes da Samsung

O iF Design Awards anunciou os vencedores deste ano e neles vieram várias novidades. Para quem nunca ouviu falar sobre o prêmio, ele seleciona produtos com base em critérios como inovação e elaboração, funcionalidade, estética, responsabilidade e posicionamento, além de ser julgado por 60 especialistas de mais de 20 países.

Dois destaques deste ano foram as marcas Logitech e a Samsung. A primeira alcançou o recorde (pessoal) de 16 prêmios e, pela primeira vez, por design de comunicação em várias marcas. Já a gigante coreana abocanhou 55 prêmios. No total, a Samsung recebeu 40 prêmios por design superior de produto, cinco por design de conceito profissional, oito por design de comunicação, um por design de embalagens e um por design de serviço.

A conquista de 55 prêmios, incluindo o prêmio de ouro para o Modernist Column Refrigerator (veja mais no tweet), o monitor QLED para jogos CHG90, o notebook Odyssey e o Samsung Power, é a maior marca já alcançada pela Samsung desde sua primeira participação no iF Design Award, em 1996. A Samsung agora é a empresa que mais ganhou prêmios nos últimos três anos do evento.

samsung-geladeira-refrigerador-modernist-com-limao

“Através de uma compreensão profunda do que as pessoas realmente querem, continuaremos buscando designs que enriqueçam a vida de nossos clientes, com inovação focada no ser humano”, disse Dontae Lee, vice-presidente executivo e chefe do Centro de Design Corporativo da Samsung Electronics.

Já sobre a Logitech, entre os produtos premiados em 2018 e já disponíveis no Brasil estão: O teclado mecânico Logitech G413 (que você confere em review completo abaixo), o G433 7.1 (headset com design belíssimo), as caixas de som Ultimate Ears Wonderboom e MX Sound, o mouse MX Master 2S, a câmera MeetUp e o controle de apresentações Spotlight.

Não é nenhuma novidade ver a Logitech entre as premiadas. No mês passado a marca foi reconhecida como “uma das 10 empresas mais inovadoras em design”, no ranking da Fast Company. Os prêmios do iF Design só reforçam que o design está no DNA da marca. “O design está no centro de tudo que fazemos para levar uma experiência marcante para os nossos clientes,” afirma Alastair Curtis, diretor de design da Logitech. “Estamos orgulhosos de sermos constantemente reconhecidos por organizações como a iF pelo design e inovação dos nossos produtos.”

Sobre os prêmios inéditos, a diretora de marketing Heidi Arkinstall afirmou: “Nós nos esforçamos para criar experiências holísticas do produto ao marketing para conectar as pessoas com nossas marcas, e estamos felizes que a iF reconhece o impacto desse design”. Abaixo você confere os três vencedores da Logitech pelo design de comunicação em filme, vídeo e campanhas:




Sobre o G413 Carbon: Um teclado de presença

Já havíamos comentado sobre o diferencial do teclado mecânico no texto do ano passado, mas ainda não tinha inserido essa tecnologia no meu cotidiano. Depois de alguns meses testando o G413 Carbon, só posso dizer uma coisa: Faz uma diferença absurda.

logitech-g413-teclado-mecanico-review-com-limao-01

Primeiro para quem é gamer, este teclado tem um tempo de resposta muito melhor (de acordo com a marca, o acionamento é 25% mais rápido que o padrão das teclas mecânicas da concorrência) e a resistência é surreal (o aparelho é feito em liga de alumínio e magnésio 5052). A maioria dos teclados não são feitos para aguentar você “martelando” ele durante um jogo, mas o sistema de mola do G413 é o conjunto perfeito para durabilidade e conforto.

Para quem quer usar ele no trabalho, no primeiro momento, ele parece muito aqueles teclados antigos, que você digita e ele parece uma máquina de escrever, mas com o tempo você se acostuma e o barulho torna-se imperceptível. O sistema mecânico deixa muito mais suave e a ergonomia dele colabora com a saúde de quem usa diariamente (eu uso ele cerca de 10 horas por dia!).

Existe um ponto que algumas pessoas podem achar negativo, mas eu gostei pela qualidade. Conforme comentei, ele é feito liga de alumínio e magnésio, isso deixa o teclado mais pesado do que o normal, mas a aparência escovada dá um outro toque de estilo na mesa de trabalho. Ou seja, não é um teclado para ficar levando na mochila. Ele também tem um cabo duplo que permite você “estender” uma porta USB da máquina para a parte traseira do teclado.

Por fim, pode ser um detalhe, mas eu já não sei viver sem: a iluminação nas teclas. O G413 vem com luz de fundo vermelho, que casa super bem com o visual escovado do metal. A fabricante possui um software (Logitech Gaming Software) que permite configurar algumas macros nas teclas F1 a F12, além de controlar a iluminação.

Se você busca um teclado para evoluir nos e-sports ou uso constante, eu diria para você, pelo menos, conhecer o G413. Atualmente o preço dele varia em torno dos R$ 380.

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Vale a pena trocar de iPhone? Confira o review completo do iPhone 15 Pro e descubra as inovações, melhorias e recursos do novo modelo.

Podcast

Recebemos Ricardo Filó, head de marketing da Logitech no Brasil, para uma conversa sobre a BGS 2023, futuro dos games e muito mais!

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.