Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

TIM, Ericsson e Inatel firmam parceria para soluções de Cidades Inteligentes e IoT

A TIM, a Ericsson e o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel firmaram hoje (23) um acordo de intenção para colaboração tecnológica, científica, de inovação e empreendedorismo com objetivo de prover soluções para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT), com base em soluções móveis.

Este é mais um passo que damos no sentido de estimular o desenvolvimento de soluções que possam ser utilizadas no conceito das Smart Cities e IoT, para contribuir com o desenvolvimento e a melhoria do cotidiano dos cidadãos“, diz Janílson Bezerra, Diretor de Innovation & Business Development da TIM Brasil.

A parceria vai permitir que a operadora forneça aos alunos de graduação e mestrado do Inatel tópicos de pesquisa e investigação para que possam sugerir soluções à serem aplicadas no campo acadêmico e, futuramente, replicadas fora da universidade. Todas as interações sobre os projetos acontecerão na plataforma IoT Accelerator, solução em nuvem da Ericsson.

Segundo a empresa, a plataforma em nuvem IoT Accelerator facilita a conectividade dos mais diversos dispositivos (de câmeras e sensores de temperatura a carros) e permite que os dados fornecidos por estes sejam disponibilizados de maneira segura para aplicações que serão desenvolvidas e integradas à plataforma, abrindo novas fontes de receita para operadoras e empresas em diferentes frentes das cidades inteligentes, como gerenciamento de água e energia, segurança, saúde, educação e transporte.

O propósito é estimular o desenvolvimento de soluções para smart cities dentro da nossa plataforma IoT Accelerator. Por ser feito no ambiente real da operadora e ter o apoio do Inatel no desenvolvimento das aplicações, teremos um ecossistema pronto para fomentar inovações em IoT que irão beneficiar os municípios tanto na vertical de saúde, quanto também em educação e segurança“, diz Luiz Antonio Tavares, Vice-Presidente Comercial da Ericsson Brasil.

Com duração prevista de dois anos, além de 40 especialistas do Inatel, entre pesquisadores e doutores, o acordo vai permitir também que se estude mais o desenvolvimento do IoT Móvel no Brasil. A tecnologia é considerada um elemento-chave para o desenvolvimento do 5G e pode ser utilizada em rastreamento de ativos industriais e monitoramento de segurança.

O acordo de parceria faz parte do programa de Open Innovation da TIM e prevê uma série de ações e pesquisas, com a finalidade de desenvolvimento de serviços inovadores e o aperfeiçoamento de soluções. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também faz parte do programa, com uma parceria para cooperação e intercâmbio científico e tecnológico entre a operadora e os alunos e professores da instituição.

Créditos: Imagem destaque por jamesteohart

Leia também

Tecnologia

No terceiro episódio do Com limão Drops, conversamos com Paulo Palaia, CIO da GOL e diretor da GOLlabs; sobre inovação e tecnologia no setor...

Design

Quando falamos sobre inovação, talvez a primeira coisa que vem à mente são soluções ligadas diretamente à tecnologia da informação; como aplicativos, realidade virtual...

Design

Uma embalagem de papel e 100% livre de plástico, é a proposta da nova garrafa de Johnnie Walker Black Label, da Diageo. Com previsão...

Futuro

Carros voadores, robôs assistentes e mudanças climáticas. Na primeira parte do episódio especial "Futuro", o InovaSocial comenta as previsões da Singularity University para a...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.