A Ford está ampliando o seu programa de teste de vans híbridas plug-in na Europa, as PHEV (“plug-in hybrid electric vehicles”) que, além de serem recarregadas na tomada, tem um motor a combustão para alimentar as baterias quando necessário. Depois de lançar no começo do ano um experimento com 20 vans em Londres, rodando em diferentes frotas, que vão da polícia aos serviços de entrega, a empresa anunciou que vai iniciar um teste semelhante em Valência, na Espanha.
O teste na cidade espanhola tem como foco a aplicação da PHEV em frotas pequenas e médias, usando sua capacidade de rodar mais de 50 quilômetros exclusivamente no modo elétrico para melhorar a qualidade do ar e a mobilidade.
A parceria da Ford com a Comunidade Valenciana e a cidade de Valência faz parte do investimento de US$ 11 bilhões da empresa para o lançamento de 40 veículos híbridos e elétricos em todo o mundo até 2022, incluindo 16 automóveis totalmente elétricos. O objetivo é que a PHEV entre em produção em 2019, seguida por vários outros modelos.
“Na Ford, estamos comprometidos em enfrentar os desafios da mobilidade urbana, usando a inovação e a tecnologia para facilitar a movimentação de pessoas, bens e serviços”, disse Steven Armstrong, presidente e CEO da Ford Europa, Oriente Médio e África. “Como não há duas cidades iguais, é vital ver a questão da mobilidade de várias perspectivas. Nossa pesquisa em Valência ajudará a entender os benefícios do uso de frotas pequenas e médias movidas a energia elétrica”.
“Os desafios ambientais e de mobilidade enfrentados por cidades como Valência só podem ser enfrentados por uma liderança forte e inovações ousadas”, disse Ximo Puig, presidente da Comunidade Valenciana. “Estamos muito satisfeitos com a parceria da Ford, que está trazendo suas tecnologias inovadoras para a cidade.”