O futuro: Brasil recebe teste de rede 5G com realidade virtual • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Futuro

O futuro: Brasil recebe teste de rede 5G com realidade virtual

Um mundo conectado pela realidade virtual e a rede móvel 5G. Pode parecer a sinopse de um filme de ficção científica, mas tudo está caminhando para se tornar realidade. No texto “As previsões da Singularity University até 2038 – Parte II: O futuro”, comentei para o site InovaSocial algumas previsões feitas pela SU para as próximas décadas. Uma delas previa o seguinte cenário: “2032 – Avatares robóticos se tornam popular, permitindo que todos tenham a capacidade de ‘teletransportar’ sua consciência para qualquer lugar no mundo.”

Ainda no meu texto do InovaSocial, a Singularity University prevê que em 2020, “a rede 5G deve liberar velocidades de conexão de 10 a 100 GB para smartphones em todo o mundo”.

Besteira? Acho que não. Pela primeira vez, um teste com solução fim a fim será conectado e operado por meio de uma rede móvel usando a tecnologia 5G. A Vivo e a Huawei apresentaram na última semana (12) a operação do equipamento conectado à rede 5G na frequência 3.5Ghz.

A aplicação utilizada no teste possui sensores, câmeras e óculos de realidade virtual proporcionando uma experiência de jogo online, mesclando interação humana com experiência virtual. Segundo as empresas, o emprego de uma rede 5G, com maior capacidade e melhor desempenho, irá possibilitar o convívio harmonioso entre banda larga móvel (MBB) e outros tipos de serviços, como parte do caminho de evolução para o 5G.

“A Vivo está trazendo novas funcionalidades para otimizar sua rede móvel e permitir uma melhor experiência do cliente na navegação de dados. Essa demonstração comprova o enorme potencial da rede 5G para novas aplicações que vão além de uma conexão excelente”, explica Atila Branco, diretor de Planejamento de rede da Vivo.

Segundo ele, com a evolução da rede, novas aplicações que demandam baixa latência (menor que 2ms) poderão ser gradativamente oferecidas ao mercado, como, por exemplo, a transmissão ao vivo broadcast, monitoramento de cidades, apoio em situações de emergência e acidentes, serviços de entregas, verificação de tráfego de veículos, entre outras.

O futuro está aí na frente, só nos resta saber como vamos usá-lo.

Crédito: Imagem destaque – Por HQuality

Leia também

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Futuro

Google anuncia chegada de IA generativa na Busca em português e que pode ser acessada como experimento do Search Labs, outra novidade lançada no...

Podcast

Conversei com a Nintendo sobre o lançamento de "Super Mario Bros Wonder" no Brasil e a importância do mercado brasileiro de games.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.