Com as limitações que o isolamento social impuseram ao nosso cotidiano, muitos profissionais precisaram se reinventar. Com este cenário, projetos fotográficos ganharam destaque especial por unir criatividade e senso estético. No texto “Objetos e janelas: Ensaios fotográficos de Stephen Lovekin”, mostrei os projetos do fotógrafo norte-americano que registrou cenas por trás das janelas e objetos em que as pessoas se apegaram para mantê-las ocupadas e/ou consolá-las.
No Brasil, o fotógrafo Jorge Bispo decidiu produzir retratos via FaceTime, o aplicativo de mensagens e ligação de vídeo da Apple, e disponível para iPhone, iPad, iPod Touch e MacOS. Em entrevista para a revista TRIP, Bispo afirmou: “por causa do distanciamento e por ter um irmão que mora fora do país. Tenho o hábito de falar com ele e com amigos por FaceTime e, eventualmente, eu printava uma tela para guardar, ou tirava uma foto, no caso do FaceTime, que tem um botão de disparo de foto. Era muito mais como recordação, uma lembrança, uma coisa natural. Quando começou essa questão de termos que ficar dentro de casa, por conta da Covid-19, eu já fazia isso naturalmente e continuei fazendo.”
Fotógrafo de moda e responsável por vários ensaios editoriais, para revistas como TRIP, TPM e VIP, entre outras, Bispo está acostumado a produzir fotografias com celebridades. E é aí que o projeto fica mais interessante. Além de usar um iPhone como máquina fotográfica, Bispo conseguiu registrar famosos em situações bem intimistas, criando retratos incríveis. Com direção de Bispo, os retratos registrados pelo FaceTime possuem um formato bem específico, mas a mesma qualidade de sempre de um ensaio fotográfico feita por profissional. Abaixo selecionamos alguns dos ensaios incríveis. Confira!