Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Pabst Blue Ribbon: da cerveja ao uísque e uma embalagem com estilo

Desenvolvida para representar o passado e o futuro, a garrafa do uísque Pabst Blue Ribbon é uma referência para falarmos sobre design de embalagens.

Pabst Blue Ribbon: Da Cerveja Para O Uísque, Uma Embalagem Com Estilo

Em 1844, o imigrante alemão Jacob Best e seus filhos começaram a produzir cerveja em Milwaukee, no Wisconsin. Passado quase dois séculos, Pabst Blue Ribbon é uma cerveja tradicional americana e o legado de Best tornou-se um símbolo de uma cultura, quase tão inconfundível quanto suas cores vermelho, branco e azul. Aliás, o nome da cerveja vem das fitas azuis amarradas no gargalo entre 1882 e 1916, que anteriormente era chamada de Best Select.

Já em 2019, a marca decidiu lançar um novo produto… um uísque! Produzido em colaboração com a New Holland Brewing Co., localizada do outro lado do Lago Michigan, em frente ao local onde Jacob Best e sua família se estabeleceram há muitos anos, a nova bebida teria que unir inovação e o legado da família Best. Isso acabou resultando em um uísque sem envelhecimento (explicarei melhor a seguir), algo que — segundo Matt Bruhn, atual presidente da Pabst — seria o estilo de Best.

Ainda segundo Bruhn, criar um uísque não envelhecido seria um problema. Em entrevista para a Esquire, o executivo afirmou: “Queríamos lançar isso como um uísque, porque é isso que é. Mas o TTB [Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau, agência americana responsável pela regulamentação de bebidas alcoólicas nos EUA] não aprovaria, porque não foi envelhecido, certo? [Eles disseram] Você tem que chamar isso de moonshine. Mas não estou chamando isso de moonshine; é um uísque artesanal. E eles disseram, ‘você precisa envelhecer.’ Eu disse: ‘por quanto tempo?’ e eles disseram: ‘não há tempo determinado. Se tocar madeira, é um uísque’. Então nós literalmente envelhecemos em um barril por cinco segundos, para que possamos chamá-lo do que é… um uísque.”

Resolvido os problemas burocráticos para chamar a bebida de uísque, a Pabst convidou a Barker Brand Partnerships (BBP) para produzir a embalagem do novo uísque Pabst Blue Ribbon, tendo como inspiração a tradição da cerveja. Curiosamente, a BBP já havia feito um trabalho inverso. Foi responsável pelo projeto de uma edição especial de Johnnie Walker em lata, criada para ser comercializada no The Ashes, um tradicional campeonato de críquete.

Um uísque inspirado na cerveja

Reinterpretando a lata de cerveja e seus elementos, como o icônico laço, a faixa diagonal e o selo de cera azul, a BBP ainda incluiu no design da garrafa um rótulo com a assinatura e a fotografia de Jacob Best, mantendo assim toda a tradição da marca, ao mesmo tempo em que dava um visual moderno a toda embalagem. Um trabalho belíssimo! Por isso, meus caros colegas designers, falo que é importante entender o contexto do cliente, suas referências e não só sair rabiscando no Photoshop ou no caderno mais próximo.

Leia também

Design

A Intel anunciou nesta semana (02), uma grande mudança no logotipo e reformulação de toda a identidade visual institucional e de produtos. Desde a...

Design

Enviar conteúdo para o Stories do Instagram é uma ótima maneira de interagir com os seguidores, alertá-los de novas postagens ou atualizações, e receber...

Design

Uma embalagem de papel e 100% livre de plástico, é a proposta da nova garrafa de Johnnie Walker Black Label, da Diageo. Com previsão...

Design

Um design que expressa uma cultura e um símbolo nacional. Já fazia algum tempo que não via um projeto tão bem embasado e agradável...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.