A Apple anunciou nesta terça (15), junto da oitava geração do iPad de entrada, o novo iPad Air. Com um design mais parecido com o do iPad Pro, o Air traz uma tela retina praticamente sem bordas de 10.9 polegadas e uma novidade no método de desbloqueio: o Touch ID agora fica no botão de força do tablet, já que o Face ID fica restrito ao iPad Pro.
O novo iPad Air vem com o processador A14 Bionic, de cinco nanômetros. Apesar do exterior colorido em azul, verde, ouro rosa, prateado e cinza-espacial, não se deixe enganar pelas cores: este é o tablet mais poderoso da Apple e promete um salto de 40% de performance em relação ao último iPad Air.
Com uma câmera frontal de 7MP, o iPad Air traz uma câmera principal de 12MP usada no iPad Pro. O tablet conta também com alto-falantes em estéreo e pela primeira vez, o Air troca a porta Lightning para uma USB-C.
Graças ao novo design, o aparelho pode ser usado com o Magic Keyboard, o teclado exclusivo da Apple com retroiluminação, ângulo ajustável e que deixa o tablet com um cara de notebook futurista. O mesmo vale para o suporte ao Apple Pencil de segunda geração, que gruda em uma das laterais do tablet.
O novo aparelho também faz uso do iPadOS 14, com as novidades em multitasking e com mais ferramentas de trabalho, como a possibilidade de transformar a escrita à mão em texto.
Disponível em versões de 64GB e 256GB, o tablet também tem opção de vir com conexão Cellular para ser usado mesmo longe do Wi-Fi. Assim como o iPad de 8ª geração, esse também tem uma carcaça que usa 100% de alumínio reciclado.
O iPad Air começa em R$ 6.999 e pode chegar a R$ 10.299. Ainda não há previsão do lançamento dele no Brasil.