Nesta terça-feira (13), a Apple apresentou os seus smartphones top de linha de 2020: o iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Pela primeira vez desde o lançamento do XS, em 2018, a empresa de Cupertino escolheu diferenciar algumas funcionalidades entre os modelos. Além da bateria e da tela, a câmera também tem um ponto para se levar em conta na hora de escolher entre os novos 12 Pro e 12 Pro Max.
Começando pela tela Super Retina XDR, o iPhone 12 Pro agora conta com 6,1 polegadas. Antes, o modelo vinha com 5,8 polegadas. Já no 12 Pro Max, ele tem 6,7 polegadas contra 6,5 polegadas do 11 Pro Max. Este é, portanto, o iPhone com a maior tela já feita pela Apple.
Com o poderoso processador A14 de 5 nanômetros, a experiência de jogar no iPhone vai para outro nível. Realizando 11 trilhões de operação por segundo, os celulares trazem uma GPU e uma CPU 50% mais veloz do que qualquer outro smartphone da competição, diz a Apple.
As câmeras, com atualização em todas as lentes e sensores, adicionam o escâner LiDAR, disponível no iPad Pro de quarta geração. Com isso, as aplicações de Realidade Aumentada são muito mais fidedignas e o foco na hora de fazer fotos também melhora.
Inclusive, como citado, é na câmera que os novos iPhones se diferenciam. O iPhone 12 Pro Max tem um sensor 47% maior do que a geração anterior na câmera wide, com 87% de melhora em condições de baixa luminosidade e até 5x zoom óptico. O iPhone 12 Pro, apesar de trazer melhora nas lentes, melhorou 27% em condições de pouca luz na lente wide e traz um zoom óptico de até 4x.
Agora, o que estes celulares trazem em comum é melhora no Modo Noite, expandido para o sensor TrueDepth da câmera frontal e também na lente Ultra Wide. Com o Modo Noite no Time-lapse, é possível fazer vídeos com uma qualidade ainda melhor mesmo em pouca luz. Assim como o iPhone 12, estes celulares são os únicos do momento que gravam em Dolby Vision HDR em 4K a 60 quadros por segundo.
Para levar a experiência de fotos além, os novos iPhones 12 Pro terão, até o fim de 2020, a possibilidade de usar o Apple ProRAW para fotos profissionais, facilitando a vida de fotógrafos e especialistas que gostam de editar a imagem bruta.
O iPhone 12 Pro também traz pela primeira vez a banda 5G. Segundo a Apple, este é o celular com a maior quantidade de bandas de ultraconexão em um smartphone. No Brasil, ainda não há o 5G, que espera por um leilão previsto para 2021.
Disponível em grafite, prata, dourado e azul-pacífica, os iPhones começam em US$ 999 no modelo Pro e US$ 1.099 no modelo Pro Max. A diferença é que a capacidade de armazenamento de entrada é 128GB, ante os 64GB da geração anterior. Também é possível escolher modelos com 256GB e 512GB.
Ainda não há previsão dos novos iPhones no Brasil ou do preço deles por aqui.