Para auxiliar profissionais de design de todos os setores a solucionarem os desafios em relação às embalagens plásticas, a Braskem lançou uma metodologia própria de desenvolvimento para auxiliar as empresas a alcançarem seus compromissos de sustentabilidade de 2025 e 2030. A ferramenta exclusiva foi desenvolvida para ser um serviço aberto de apoio à toda a cadeia de valor, ampliando as entregas de embalagens para economia circular.
A metodologia se baseia no conceito de design for environment (DfE), que visa melhorar o impacto ambiental das embalagens, criando uma nova maneira de pensar projetos desde a escolha do formato e a composição do material até a definição de rotas de circularidade, engajamento do consumidor e solução de fim de vida do produto. O objetivo é fazer com que essas embalagens acompanhem o modelo circular de economia e contribuam para impulsionar soluções de reuso, refil e do processo de reciclagem, reduzindo o impacto ambiental e gerando valor para a cadeia como um todo.
O diferencial da proposta criada pela empresa é o emprego de um processo sistêmico e multidisciplinar focado no desafio de cada cliente, que passa por etapas pré-estabelecidas e bem definidas: mapa dos impactos, como o uso da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV) e avaliação da jornada do produto, incluindo rotas de circularidade; pesquisa para entendimento das tendências de consumo e comportamento social; conceituação de aplicação geral; design; manufatura; e, finalmente, o lançamento do produto.
Somada a essa nova metodologia está toda a expertise da Braskem em economia circular e resinas termoplásticas, acumulada ao longo de anos de atendimento ao mercado com foco em inovação e sustentabilidade. A companhia possui uma equipe dedicada a identificar e solucionar os desafios de aplicação dos mais variados clientes, atendendo necessidades de diferentes segmentos com alta performance.
“Uma vez que até 80% do impacto ambiental é definido na etapa do design, entendemos ser fundamental auxiliarmos nossos parceiros e clientes a criar soluções mais circulares que lhes ajudarão a alcançar suas metas de sustentabilidade estabelecidas para os próximos anos. Esse é o principal foco da metodologia própria da Braskem para o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis”, explica Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo na Braskem.
A diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, Fabiana Quiroga, entende essa nova metodologia como campo fértil para futuras inovações no setor de embalagem. “A economia circular é um compromisso assumido pela companhia pelo qual perpassam todas as nossas iniciativas internas. Oferecer esse serviço de apoio em design for environment aos nossos parceiros fortalece os elos da cadeia do plástico como um todo, e promove este modelo econômico como um conceito palpável e viável a todos os players”.
As práticas exclusivas da Braskem para desenvolvimento de embalagens circulares são resultados de mais de um ano de pesquisas e aplicações do conceito de Design for Environment (DfE) em diferentes frentes. Uma delas é o Desafio de Design Braskem, programa no qual parceiros da empresa são convidados a expor um desafio real para que designers, sejam eles estudantes ou profissionais recém-formados, desenvolvam uma ideia que solucione esse desafio utilizando conceitos como Economia Circular, Design for Environment e Análise de Ciclo de Vida. As mentorias e orientações dos selecionados são realizadas pela Braskem e o parceiro convidado.
Além dessa iniciativa, existe também um segundo modelo de aplicação dessa metodologia, chamado de Packaging Day. Durante esse encontro, a Braskem e um parceiro interessado na metodologia discutem e desenvolvem uma embalagem mais circular. Para isso, a companhia é quem lidera o processo, por meio de uma equipe multidisciplinar — especialista em economia circular, em Análise de Ciclo de Vida, engenheiros de aplicação, designers e ilustradores — profissionais necessários para gerar o melhor resultado e aplicar a metodologia em sua integralidade. Desde 2019, quando a metodologia foi estruturada, a Braskem já desenvolveu projetos com a Colgate-Palmolive, Kimberly Clark e Grupo Boticário.