A embalagem 100% reciclável do PlayStation 5 • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Como a embalagem do PlayStation 5 se tornou 100% reciclável

Como A Embalagem Do PlayStation 5 Se Tornou 100% Reciclável

Nos últimos 50 anos, o uso de plástico em todo o mundo aumentou cerca de vinte vezes, mas as taxas de reciclagem destes materiais permanecem em torno de 9%. No início da pandemia, em abril de 2020, escrevi no InovaSocial como o lixo doméstico havia aumentado e se transformado em uma luta sanitária. Já na última quinta (15), publicamos um podcast sobre Economia Circular e a realidade dos catadores no Brasil — ouça abaixo.

A questão é que todo lixo que tem um final inapropriado acaba aumentando os índices de poluição nos oceanos, florestas e nos ambientes urbanos. Pensando nisso, a Sony Corporation estabeleceu o plano Green Management 2025, logo após de lançar o projeto One Blue Ocean, que inclui o compromisso de eliminar o uso de plástico em embalagens de produtos pequenos com design recente até 2025 e reduzir a quantidade de embalagens de plástico em 10% para outros produtos. No PlayStation 5 e em seus acessórios, o projeto foi responsável por eliminar de 93% a 99% do uso de plástico em cada embalagem.

A Sony já vinha trabalhando na redução de resíduos. Uma das iniciativas foi utilizar cerca de 70% de plástico PET reciclado para vitrines do DUALSHOCK 4 nos mercados da América do Norte e do Sul e da Europa. Outra melhoria, agora mais impactante, foi a embalagem do PS5.

A embalagem do Playstation 5 foi projetada para ser 100% reciclável. O uso de poliestireno (isopor) foi substituído por cartões e bandejas de polpa de papel; as abraçadeiras de plástico foram substituídas por papel; e sacos plásticos de proteção usados para cabos e manuais de instrução foram eliminados e, em seu lugar, foram inseridas abas dobráveis ao invés de coladas nas extremidades da caixa. Além disso, o objetivo para 2021 é a inclusão de polipropileno reciclado de resíduos pós-industriais nas caixas de jogos físicos na Europa. 

Como A Embalagem Do PlayStation 5 Se Tornou 100% Reciclável

“Continuaremos a revisar as inovações e possibilidades técnicas para abordar o uso de plástico em nossas embalagens e produtos, bem como considerar alternativas ao plástico de acordo com nossas novas diretrizes de design de embalagem com eficiência de recursos globais (abrangendo o uso de recursos, reciclabilidade, uso de plásticos, produtos químicos em tintas e adesivos e uso de materiais reciclados) desenvolvidos e implementados com o envolvimento ativo de nossos engenheiros de projeto, marketing e equipes de operações”, afirma Kieren Mayers, Diretor de Meio Ambiente e Conformidade Técnica.

Como A Embalagem Do PlayStation 5 Se Tornou 100% Reciclável

Leia também

Design

Descubra "Isso não é (só) um Date", o card game do Tinder projetado para transformar primeiros encontros e aprofundar conexões.

Design

Os avatares criados pelo Lensa invadiram as redes sociais. Você provavelmente já viu alguma imagem criada pela inteligência artificial presente no aplicativo da Prisma...

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

Design

Em janeiro de 2022, o Com limão publicou o texto “As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock“, resumo das análises feitas a partir...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.