O mundo é elétrico: BMW anuncia CE 04, nova scooter elétrica • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

O mundo é elétrico: BMW anuncia CE 04, nova scooter elétrica

Tem sido interessante observar a movimentação das montadoras de carros nos últimos anos. Algumas direcionaram seu modelo de negócio para mobilidade, outras adotaram a eletrificação como um guia essencial para o desenvolvimento de produtos. Também temos as que decidiram diversificar o portfólio, explorando produtos nunca antes feito pela marca.

A BMW é um exemplo de marca que tem adotado várias estratégias. Nesta quarta-feira (07), a BMW Motorrad apresentou a nova scooter elétrica CE 04, que vai integrar a sua linha de duas rodas no futuro próximo. Com propulsão elétrica, design voltado para o futuro (diga-se de passagem, parece que o design saiu de um filme hiper futurista) e soluções de conectividade inovadoras, o modelo combina as funções de transporte e comunicação em uma nova marca de mobilidade urbana pessoal. É uma revolução silenciosa, que vem de encontro com a estratégia de eletrificação global do BMW Group.

O Mundo É Elétrico: BMW Anuncia CE 04, Nova Scooter Elétrica

A CE 04 tem potência máxima de 31kW (42cv) e a “partida em semáforo”, de 0 a 50 km/h, leva apenas 2,6 segundos, além de velocidade máxima é de 120km/h. Além disso, a scooter tem uma ampla capacidade de célula de bateria de 60,6Ah (8,9kWh) e, segundo a marca, permite cerca de 130km por carga (versão com potência reduzida: 100km). Isso permite andar pelo ambiente urbano sem emissões no dia a dia ou viagens curtas.

Design futurista e conectividade

O visual da CE 04 parece ter saído de um filme como Minority Report ou o game Detroit: Become Human. O formato “café racer” com banco reto se mistura a tecnologias como a tela colorida TFT de 10,25 polegadas com navegação integrada, dando um ar de scooter que saiu de um futuro utópico, dado por suas linhas claras, silhueta moderna e design vanguardista.

A nova BMW CE 04 é a ligação entre os mundos analógico e digital do usuário. É um meio de transporte e um meio de comunicação para os passageiros de uma grande cidade. Com seu design voltado para o futuro, graças a um pacote inovador, ela se propõe a redefinir o segmento de scooters, afirma Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad.

Em comunicado, a empresa afirma que o novo modelo é uma afirmação de design urbano de vanguarda. Não seguindo o estilo tradicional, a BMW CE 04 oferece uma síntese entre a leveza de uma scooter e a tecnologia de uma motocicleta. O design vanguardista contrasta com a tecnologia que é parcialmente visível, mas bem integrada no design. Na seção traseira da BMW CE 04, por exemplo, o motor, o braço oscilante de um lado, o amortecedor de suspensão e a correia dentada são deliberadamente projetados para serem abertos e visíveis.

CE 04: Mobilidade urbana sob duas rodas

Segundo a BMW Motorrad, a empresa “utilizou tecnologia cruzada com os automóveis BMW como parte do processo de desenvolvimento. Por exemplo, a nova BMW CE 04 usa um módulo de bateria de íon-lítio fabricado exclusivamente com energia verde, como nos modelos recém apresentados iX e i4. Outros componentes para controlar o sistema de bateria de alta tensão também derivam do setor de automóveis de passageiros. O novo modelo conta com atenção especial à qualidade e durabilidade das baterias para garantir que o piloto seja capaz de fazer uso total do equipamento, mesmo após muitos anos de vida útil.”

Outro ponto importante na eletrificação é o resfriamento da bateria de alta tensão e na CE 04 foi um dos principais desafios tecnológicos. De acordo com a marca, “por um lado, era necessário evitar temperaturas excessivamente baixas devido ao fato de resultar em um enorme aumento na resistência interna das células, reduzindo assim a potência. Por outro lado, altas temperaturas devem ser evitadas, pois isso teria um impacto negativo na vida útil da alimentação elétrico. Na BMW CE 04, esse processo é feito por um sistema de refrigeração a ar. O calor é dissipado da bateria de alta tensão por meio de uma placa de resfriamento com aletas dispostas longitudinalmente na parte inferior do veículo.”

O modelo será vendido por US$ 11.795, nos EUA. Por aqui, ainda não há previsão de venda.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Futuro

BMW e AirConsole transforma seu automóvel em uma plataforma de jogos casuais enquanto você aguarda o carregamento.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.