Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

O mundo é elétrico: BMW anuncia CE 04, nova scooter elétrica

Tem sido interessante observar a movimentação das montadoras de carros nos últimos anos. Algumas direcionaram seu modelo de negócio para mobilidade, outras adotaram a eletrificação como um guia essencial para o desenvolvimento de produtos. Também temos as que decidiram diversificar o portfólio, explorando produtos nunca antes feito pela marca.

A BMW é um exemplo de marca que tem adotado várias estratégias. Nesta quarta-feira (07), a BMW Motorrad apresentou a nova scooter elétrica CE 04, que vai integrar a sua linha de duas rodas no futuro próximo. Com propulsão elétrica, design voltado para o futuro (diga-se de passagem, parece que o design saiu de um filme hiper futurista) e soluções de conectividade inovadoras, o modelo combina as funções de transporte e comunicação em uma nova marca de mobilidade urbana pessoal. É uma revolução silenciosa, que vem de encontro com a estratégia de eletrificação global do BMW Group.

O Mundo É Elétrico: BMW Anuncia CE 04, Nova Scooter Elétrica

A CE 04 tem potência máxima de 31kW (42cv) e a “partida em semáforo”, de 0 a 50 km/h, leva apenas 2,6 segundos, além de velocidade máxima é de 120km/h. Além disso, a scooter tem uma ampla capacidade de célula de bateria de 60,6Ah (8,9kWh) e, segundo a marca, permite cerca de 130km por carga (versão com potência reduzida: 100km). Isso permite andar pelo ambiente urbano sem emissões no dia a dia ou viagens curtas.

Design futurista e conectividade

O visual da CE 04 parece ter saído de um filme como Minority Report ou o game Detroit: Become Human. O formato “café racer” com banco reto se mistura a tecnologias como a tela colorida TFT de 10,25 polegadas com navegação integrada, dando um ar de scooter que saiu de um futuro utópico, dado por suas linhas claras, silhueta moderna e design vanguardista.

A nova BMW CE 04 é a ligação entre os mundos analógico e digital do usuário. É um meio de transporte e um meio de comunicação para os passageiros de uma grande cidade. Com seu design voltado para o futuro, graças a um pacote inovador, ela se propõe a redefinir o segmento de scooters, afirma Edgar Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad.

Em comunicado, a empresa afirma que o novo modelo é uma afirmação de design urbano de vanguarda. Não seguindo o estilo tradicional, a BMW CE 04 oferece uma síntese entre a leveza de uma scooter e a tecnologia de uma motocicleta. O design vanguardista contrasta com a tecnologia que é parcialmente visível, mas bem integrada no design. Na seção traseira da BMW CE 04, por exemplo, o motor, o braço oscilante de um lado, o amortecedor de suspensão e a correia dentada são deliberadamente projetados para serem abertos e visíveis.

CE 04: Mobilidade urbana sob duas rodas

Segundo a BMW Motorrad, a empresa “utilizou tecnologia cruzada com os automóveis BMW como parte do processo de desenvolvimento. Por exemplo, a nova BMW CE 04 usa um módulo de bateria de íon-lítio fabricado exclusivamente com energia verde, como nos modelos recém apresentados iX e i4. Outros componentes para controlar o sistema de bateria de alta tensão também derivam do setor de automóveis de passageiros. O novo modelo conta com atenção especial à qualidade e durabilidade das baterias para garantir que o piloto seja capaz de fazer uso total do equipamento, mesmo após muitos anos de vida útil.”

Outro ponto importante na eletrificação é o resfriamento da bateria de alta tensão e na CE 04 foi um dos principais desafios tecnológicos. De acordo com a marca, “por um lado, era necessário evitar temperaturas excessivamente baixas devido ao fato de resultar em um enorme aumento na resistência interna das células, reduzindo assim a potência. Por outro lado, altas temperaturas devem ser evitadas, pois isso teria um impacto negativo na vida útil da alimentação elétrico. Na BMW CE 04, esse processo é feito por um sistema de refrigeração a ar. O calor é dissipado da bateria de alta tensão por meio de uma placa de resfriamento com aletas dispostas longitudinalmente na parte inferior do veículo.”

O modelo será vendido por US$ 11.795, nos EUA. Por aqui, ainda não há previsão de venda.

Leia também

Design

Atualmente, as opções de modelos, tipos e marcas de carros são bem numerosas. Hoje, quando você vai comprar um carro, existe uma gama muito...

EcoDesign

Conheça o Toyota Prius, modelo que garante conforto, alta tecnologia e menor impacto ambiental

Futuro

O começo de ano é sempre uma incógnita para todos. Muitos planejamentos de atividades, metas com números e orçamentos financeiros. Mas, este ano, em...

Design

Esse título pode ser confuso para muita gente, mas como diz Ruben Pater no Livro “Políticas do Design” (um livro necessário para qualquer designer...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.