Foco no elétrico: Volvo não venderá mais carros à combustão no Brasil • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Futuro

Foco no elétrico: Volvo não venderá mais carros à combustão no Brasil

Foco No Elétrico: Volvo Não Venderá Mais Carros À Combustão No Brasil

O avanço de políticas ambientais, consumidores conscientes e marcas mais alinhadas com o futuro do planeta tem feito com que muitas mudanças sejam vistas em diversos setores. No texto “Tendências e tecnologias inovadoras para 2021“, do InovaSocial e publicado em dezembro de 2020, eu comentei que — com a aproximação do fim da pandemia (pelo menos em alguns países), a agenda climática voltaria a ser o centro das atenções.

Um mercado que vem tentando se transformar cada dia mais é o automotivo. As montadoras entenderam que não tem como seguir em frente sem uma mudança disruptiva. A Volvo anunciou na última semana (18), que não venderá mais carros à combustão no Brasil e só terá modelos híbridos e elétricos.

Esse é um momento histórico. Somos a primeira marca do Brasil a tirarmos de nossa gama todos os modelos à combustão. Agora nossa linha é 100% eletrificada, com todos os modelos com, ao menos, um motor elétrico”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

Dentre todos os países que comercializam Volvo no mundo, o Brasil, juntamente com a Noruega, são os primeiros a abolirem os veículos à combustão de seu portfólio. Por aqui, a marca detém 40% das vendas entre os modelos eletrificados vendidos no país. “Se pegarmos somente os modelos híbridos plug-in, aqueles que podem ser carregados na tomada e abastecidos no posto de combustível, 7 a cada 10 carros comercializados no Brasil é um Volvo”, destaca João.

Foco No Elétrico: Volvo Não Venderá Mais Carros À Combustão No Brasil

“Esse é um movimento irreversível que estamos iniciando aqui no Brasil e se expandirá por toda a América Latina. Ainda neste ano, a Volvo no Uruguai também será totalmente eletrificada”, destaca Luis Rezende, presidente da Volvo Car Brasil e Head of Latin America Hub. “Já temos mais de 60% de nossa gama de veículos híbridos nos países latino-americanos e a chegada do XC40 Recharge Pure Electric no segundo semestre vai impulsionar ainda mais nossas metas de eletrificação.”

Investimento em infraestrutura para fortalecer o ecossistema

Um dos grandes desafios das montadoras tem sido infraestrutura. Há alguns anos, durante uma edição do Salão do Automóvel, um executivo me confidenciou que o objetivo da marca não era só vender veículos, mas construir um ecossistema completo. Anos se passaram e eu não vi nenhuma novidade daquela marca. Já o caso da Volvo é diferente. Ela é a marca que mais investe em infraestrutura. Até o fim deste ano, serão mais de 1.000 eletropostos gratuitos instalados em todo o Brasil. Os pontos estão interligados ao Waze e Google Maps e podem ser utilizados por veículos de qualquer marca e modelo.

Em outra iniciativa inédita no país, a Volvo lançará uma plataforma, com foco em síndicos profissionais, gestoras de condomínio e incorporadoras, para a instalação de 300 carregadores em edifícios de escritórios corporativos e residenciais com subsídio de instalação. Na primeira fase, a marca pretende atingir cerca de 60 empreendimentos em todo o Brasil, instando, em média, cinco carregadores em cada um. A previsão é que a plataforma esteja funcionando a partir de julho.

“Vemos que muitos prédios residenciais e comerciais têm dúvidas e dificuldades para instalar carregadores para carros híbridos e elétricos. Nosso know-how em instalações públicas nos permitirá dar essa consultoria e realizar as instalações em praticamente todos os lugares, garantindo qualidade, eficácia e proporcionando mais pontos de recarga nos locais que as pessoas mais precisam”, afirma Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Volvo Cars será totalmente elétrica até 2030

Com o compromisso de tornar-se líder no mercado de carros elétricos premium, a Volvo Cars planeja tornar-se uma empresa de carros totalmente elétricos até 2030. Já em 2025, a meta é que 50% das vendas globais sejam de carros totalmente elétricos, com o restante em híbridos.

No fim do ano passado, foi lançado o filme “Batatas” em rede nacional, criado para marcar o importante momento que a marca atravessa no país e difundir a eletrificação para todas as pessoas.

A transição da empresa para se tornar um fabricante de automóveis totalmente elétricos é parte de seu ambicioso plano climático, que visa reduzir de forma consistente a pegada de carbono do ciclo de vida por carro por meio de ações concretas.

“Fazemos ações em prol da eletrificação e sustentabilidade. Temos realizado diversas ações de alto impacto para que os carros híbridos e elétricos fiquem cada vez mais perto das pessoas e que elas entendam que o futuro é agora”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing Latam Hub para Volvo Car Brasil.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.