Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Futuro

The Good Future: “O capitalismo é impróprio para o futuro”

The Good Future: “O Capitalismo É Impróprio Para O Futuro”

Sim, o capitalismo tal como conhecemos é impróprio para o bom futuro. Essa afirmação pode parecer extrema, mas é algo bem realista. A justificativa é simples; o pensamento centrado no lucro e no crescimento é insustentável para a nossa sociedade. Precisamos pensar além destes dois aspectos e isso significa reformular o capitalismo como conhecemos. Em agosto de 2019 e fevereiro de 2020, escrevi para o InovaSocial os textos “O capitalismo está morto! Uma carta aberta à humanidade e o impacto dos bancos na mudança climática” e “Novo ciclo do Capitalismo e seu impacto na sociedade”. Ambos possuem um ponto central: revisar a forma como vivemos e o curta “The Good Future” (veja abaixo), do futurista e humanista alemão Gerd Leonhard, reforça exatamente este conceito.

Com mais de vinte e cinco anos de experiência na indústria de tecnologia e entretenimento, Gerd Leonhard foi listado pela revista Wired como uma das 100 pessoas mais influentes da Europa e um dos principais futuristas no mundo pelo The Wall Street Journal. Autor de cinco livros e CEO da The Futures Agency.

Segundo o futurista, para construirmos um futuro melhor, precisamos pensar mais amplamente. Nosso foco precisa ser direcionado aos 4 Ps: Pessoas, Planeta, Propósito e Prosperidade. Outro conceito abordado neste filme propõe que já vivemos no futuro. Segundo o autor, quando a “ficção científica virou fato científico”, deixamos de viver no passado. Robôs, inteligências artificiais, entre outras inovações possibilitarão um futuro melhor.

A visão otimista de Leonhard é inspiradora, mas o próprio reforça que nem tudo é tão fácil. Nós temos as ferramentas, mas precisamos querer. Precisamos acreditar que o um futuro melhor é possível. Ele afirma que “para pensarmos o futuro, precisamos tornar o futuro uma prioridade. E devemos ”passar 1 hora por dia ‘no futuro’, para podermos ajudar a criá-lo”. Além disso, ele divide o vídeo em futuros: do trabalho, da alimentação, da energia, da educação e da saúde. Em cada um dos cenários, o futurista reúne tendências e dados que impactarão em cada perspectiva de futuro.

Um dos pontos interessantes sobre as previsões de Leonhard está relacionado ao futuro do trabalho. Quando se fala sobre como serão as profissões do futuro, o medo da substituição pelas máquinas é, talvez, um dos grandes pontos de discussão. No vídeo, ele afirma que “se você trabalha como um robô, um robô tomará o seu lugar e [no futuro] o nosso principal trabalho será ser humano.” Parece até um jogo de palavras infantil; ser humano. Mas faz todo sentido.

Precisamos encontrar papéis onde a máquina e a inteligência artificial não sejam capazes de atuar. Talvez um robô possa aplicar vacinas, mas ele nunca será uma enfermeira com anos de experiência e uma pessoa empática. As rotinas, os processos e a análise de dados deverá ficar nas mãos das máquinas, enquanto abrem possibilidades para sermos mais criativos, mais humanos.

Leonhard no Brasil: O futuro do esporte

Para quem gostou da visão de futuro do especialista alemão, será possível ver ao vivo uma apresentação de Gerd Leonhard no Brasil. Ele é a primeira atração internacional confirmada no II Congresso Olímpico Brasileiro, que acontece nos dias 19 e 20 de março de 2022, em Salvador, e que abrirá a venda de ingressos a partir desta sexta-feira, dia 15, através do site oficial. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o congresso terá uma programação diversificada com especialistas internacionais e nacionais, vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte. O tema principal do encontro será “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico”. 

“O II Congresso Olímpico Brasileiro marca o início de um novo ciclo, no qual o planejamento nos possibilitará perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial de futuro para o esporte olímpico brasileiro. Palestrantes nacionais e internacionais trarão a perspectiva do atual cenário mundial, que apresenta mudanças rápidas e grandes incertezas”, declarou Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB. “Dentro do atual contexto, nada mais apropriado do que discutirmos o futuro da humanidade. Por isso, estamos muito felizes em anunciar a presença do renomado futurista alemão Gerd Leonhard, que trará inúmeras reflexões e enriquecerá a programação do evento”, completou Soraya.

Em sua palestra, o alemão oferecerá uma visão ampla para compreender o mundo atual e o futuro. Serão abordados temas como as perspectivas do meio ambiente, política, economia, esporte, entre outros, fazendo com que os participantes busquem refletir sobre os desafios, as expectativas e os possíveis rumos e tendências que estão surgindo e irão conduzir a humanidade e a tecnologia nos próximos anos. Ele acredita que todo o progresso tecnológico deve promover o florescimento humano coletivo. “A humanidade mudará mais nos próximos 20 anos do que nos 300 anos anteriores, então vamos manter e proteger o que nos torna humanos”, afirma Gerd.

Leia também

Futuro

Por Fabio Rua, Government and Regulatory Affairs Director, IBM América LatinaO mundo está à beira de outra revolução computacional que será impulsionada pela convergência...

Futuro

O avanço de políticas ambientais, consumidores conscientes e marcas mais alinhadas com o futuro do planeta tem feito com que muitas mudanças sejam vistas...

Futuro

Nos últimos meses entrei na onda das criptomoedas. Já venho acompanhando o cenário há muito tempo, mas sempre tive receio de uma bolha e,...

Podcast

Neste quinto episódio do Com limão Drops, conversei com Mauro Guedes, gerente geral da Shutterstock no Brasil, sobre as principais tendências criativas e o...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.