Análise: LG OLED C1, a TV ideal para games, filmes e designers • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Análise: LG OLED C1, a TV ideal para games, filmes e designers

Análise: LG OLED C1, A TV Ideal Para Games, Filmes E Designers

Review de televisão talvez seja, na minha opinião, um dos mais difíceis de serem produzidos. São mais de 15 anos escrevendo no Com limão e, mesmo com vídeo ou foto, ainda é difícil de reproduzir a qualidade da tela em palavras. Sem contar que a experiência de ver um filme com Dolby Vision ou Dolby Atmos é bem diferente no “ao vivo”. Mas isso não quer dizer que vou deixar você, caro leitor(a), sem aquele review de primeira.

A nossa estrela de hoje é a LG OLED C1. Premiada na CES 2021 e por diversas publicações especializadas, ela foi considerada a melhor televisão gamer de 2021. Passados quase dois meses utilizando a C1 como televisão e monitor, este texto mostra a minha opinião acerca do modelo. Confira!

Design, funcionalidades e conectividade

Começando pela parte externa do aparelho, a LG OLED C1 tem um design bem bonito. Sua base em aço escovado tem um toque premium que vemos em poucos modelos de 48”. A LG tem um cuidado especial com o design do aparelho como um todo. As entradas são acessíveis e a parte onde não há cabo de alimentação ou qualquer conexão é um painel super fino.

A justificativa está na estrutura do painel. Por não precisarem de uma camada adicional com componentes luminosos, os painéis OLED acabam tendo uma espessura mínima e design minimalista. Meu único comentário é em relação a cor. Não que seja algo visível constantemente, mas não entendi bem o motivo da parte traseira ser branca. 

Como televisão, a LG OLED C1 não perde para nenhum concorrente. São quatro entradas HDMI 2.1 (que rodam Dolby Vision 4K @ 120Hz), três portas USB, uma saída óptica digital e uma entrada de antena RF. Além da conexão Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth. Se você quiser conectar o Xbox Series S/X ou Playstation 5, a experiência é a melhor que terá no quesito console. Completa a experiência gamer: 

Dolby Vision: Os modelos 2021 da linha LG OLED TV são os primeiros do mercado global a possibilitarem jogar 4K 120Hz com Dolby Vision. Além disso, o modelo possui um menu “flutuante” na tela que permite que os usuários acessem rapidamente as configurações para jogos e ajustem de acordo com o gênero do jogo (FPS, RPG ou RTS), sem que precisem pausar os jogos;

Tempo de resposta menor de 1ms: O baixo input lag e tempo de resposta rápido é inferior a 1 ms, entregando uma experiência de jogos mais nítidos e fluídos. A tecnologia OLED, com controle individual de pixels, também auxilia no tempo de resposta mais rápido, já que permitem a transição de cores no painel de forma muito mais rápida, evitando borrões na tela;

Refresh Rate de 120 Hz: Com a reprodução de jogos em 4K e 120 Hz, é possível acompanhar de forma bastante rápida a mudança de quadros durante os jogos, proporcionando experiências com mais nitidez e sem instabilidades. Vou voltar neste quesito quando for falar da C1 como monitor.

OLED C1: Games e cinema em casa

Se você não é um gamer que precisa de 120 Hz, mas adora um bom filme ou série, a OLED C1 também é uma boa televisão neste quesito. Além de ser a primeira do mercado que reproduz 4K com Dolby Vision, ela possui 4 funcionalidades bem legais para deixar aquele momento de cinema em casa com qualidade premium: 

Dolby Vision IQ: Essa funcionalidade ajusta os níveis de brilho, cor e contraste automaticamente, de acordo com o conteúdo a ser exibido e as condições de iluminação do ambiente;

Dolby Atmos: Oferece uma experiência de som tridimensional, perfeita para aproveitar os conteúdos ao máximo. Tanto o Atmos, quanto o Vision, dependem do conteúdo aceitar essa funcionalidade. Conteúdos do Disney+ costumam aceitar quase 100%, já no Netflix há uma indicação;

Filmmaker Mode: É responsável por realizar ajustes para que filmes e séries sejam assistidos no formato original em que foram gravados, proporcionando experiência ainda mais imersiva. Talvez você tenha a percepção que alguns conteúdos sejam escuros demais. Sugiro ativar de acordo com o conteúdo que está assistindo;

AI Sound Pro: Essa função analisa e classifica o conteúdo de áudio em cinco categorias — música, filme, esporte, drama ou noticiário — para gerar vozes mais claras e sons mais profundos, facilitando o entendimento do espectador e oferecendo um nível maior de imersão ao usuário. Minha sugestão: deixe ativado!

O “monitor” OLED C1: Medo do Burn-in e problemas na conexão

Eu pensei muito se deveria avaliar a LG OLED C1 como um monitor, mas existe um quesito importante que me fez trazer esse detalhe que, para alguns, pode ser o “Calcanhar de Aquiles” do modelo. Segundo a marca, a OLED C1 possui certificação NVIDIA G-SYNC e AMD FreeSync Premium, ou seja, tecnologias que só estão disponíveis no computador.

O problema está na conexão entre placa de vídeo e monitor. A maioria das placas top de linha usam entrada DisplayPort e a OLED C1 possui apenas entradas HDMI. Ou seja, se voc6e busca uma tela para aproveitar os 120Hz, terá que desembolsar por um bom cabo DisplayPort > HDMI.

Já sobre o tão polêmico burn-in, a LG afirma que este já não é um problema para as novas telas, no entanto, como consumidor, ainda há o medo (é claro!). Até o momento não tive nenhum problema neste ponto e tenho aproveitado bem a OLED C1 como monitor — principalmente por causa da fidadelidade de cores.

Por fim, neste Black Friday 2021, a LG está oferecendo mais 1 ano de garantia e instalação gratuita no programa LG Instala. A promoção é válida para quem comprar um dos modelos entre os dias 01 de novembro de 2021 até 05 de dezembro de 2021. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a marca faz este tipo de ação com o modelo.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.