Serenidade e calmaria: Relatório de Tendências de Cores 2022, da Shutterstock • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Serenidade e calmaria: Relatório de Tendências de Cores 2022, da Shutterstock

Serenidade E Calmaria: Relatório De Tendências De Cores 2022, Da Shutterstock

Definir uma tendência sempre foi um grande desafio, mas nos últimos anos essa tarefa tem sido facilitada com a ajuda da análise de dados, principalmente com a implementação de IAs no processo de leitura dos dados (se você não ouviu, sugiro que veja o meu bate papo com Ricardo Cappra, para o podcast do InovaSocial — ouça aqui). 

Todo ano, os analistas de dados e especialistas em design da Shutterstock vasculham bilhões de bits de dados para revelar as cores para as quais o mundo do design está tomando rumo. No relatório 2022, foi incluído o insights da Shutterstock.AI, ferramenta capaz de decifrar o desempenho de uma cor específica na mídia digital.

Ou seja, ao contrário do foram os outros anos, a análise deste ano ganhou um reforço. As estatísticas a seguir são baseadas em milhões de imagens baixadas no mundo todo, em que cada tonalidade de pixel individual é computada, junto ao desempenho recente da taxa de cliques (CTR). O resultado de todo este trabalho é o Relatório de Tendências de Cores 2022, da Shutterstock.

Verde: Do neon extraterrestre ao vegetal tropical

De acordo com o Relatório de Tendências de Cores 2022, precisamos ficar de olho no verde. Não importa o tom ou a paleta, o verde ganhará espaço para além deste ano. Segundo o estudo, “Os dados deste ano mostram que tons de verde dominaram as taxas de cliques e conversões. Portanto, se você quer que seus projetos tenham desempenho profissional, considere adicionar um toque de esmeralda, jade, lima, menta e por aí vai.”

Rosa pacífico, Coral sereno e Violeta veludo: A tríade de cores para 2022

Começando pelo Coral (#E9967A), a serenidade é o destaque para este ano. Segundo o estudo, “tem um motivo para o Coral sereno parecer uma bomba de banho suave quando aplicada por um especialista. Você consegue praticamente (ou virtualmente) sentir a suavidade e a reação mais comum é simplesmente… se deixar mergulhar. Seu calor nos incentiva a acolher nossa vulnerabilidade, trazendo os sentimentos de conforto e paz.” No momento em que entramos no terceiro ano de pandemia, calmaria e conforto talvez não seja (nem de longe) uma má ideia.

Já o Rosa (#DB7093) é a maior tendência do relatório deste ano. “O Rosa Pacífico é a reminiscência daquele rubor inevitável quando você é tomado por uma sensação de tontura. Fica maravilhoso quando se une a outros tons de rosa e pêssego. Como o próprio nome sugere, aplique-o com um verde-azulado claro para evocar o pôr do sol em uma praia cintilante do Pacífico.” Quem está acostumado com os produtos da Apple, deve ter percebido a predominância de imagens com esta cor.

O Violeta (#800080) completa o trio. Alguns roxos são bem chamativos e já tivemos paletas vividas no passado, mas esta cor é quase que um sussurro. É majestoso, mas com uma tonalidade sensual e convidativa. “O Violeta veludo personifica as associações tradicionais do roxo com a realeza. Seu complemento natural é uma sombra contrastante de verde, como esmeralda, que se unem em perfeita harmonia. Devido à sua colocação mais escura no espectro de cores, ele também funciona como uma base fantástica para detalhes chamativos do tipo neon elétrico.” Esta cor consegue ser aplicada em criações que vão do clássico ao moderno. Se fosse criar uma série de NFTs, com certeza abusaria dela.

Por fim, a Shutterstock sempre inclui uma tendência local e a cor para o Brasil é o rosa (#FFC0CB). Suave e tranquilo, a cor tendência para os brasileiros é quase que um contraste com o nosso cotidiano previsto para 2022, um ano de eleições, Copa do Mundo e outros tantos momentos que devem levar o brasileiro a viver o ano ligado no 220v. Talvez seja por isso que a cor é uma tendência, já que demonstra um momento de calmaria no meio de tanto agito.

Também não deu para deixar de notar que, tanto as cores tendências, quanto a escolhida para o Brasil, são perfeitas com a Very Peri (#6868A5), cor do ano escolhida pela Pantone. Confira o relatório completo neste link.

Leia também

Tecnologia

A Shutterstock anuncia inovação no mercado de imagens com a integração de Inteligência Artificial (IA) em sua vasta biblioteca, que abriga mais de 700...

Design

A Citroën apresentou nesta terça (26), uma nova identidade e logotipo de marca, buscando um reposicionamento mais “ousado, emocionante e dinâmico para a marca...

Apple

Nesta quarta-feira (07), a Apple apresentou a nova linha de produtos para iPhone, Apple Watch Series 8 e AirPod Pro. A atualização dos produtos...

Design

Ninguém duvida da influência exercida pelas cores sobre as nossas emoções. Em alguns casos, a associação entre a cor e um determinado sentimento é...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.