NFT, Polkadot, tokens e eleições: As tendências do universo blockchain em 2022 • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

1Bitcoin

NFT, Polkadot, tokens e eleições: As tendências do universo blockchain em 2022

NFT, Polkadot, Tokens E Eleições: As Tendências Do Universo Blockchain Em 2022

Criptos, Tokens, DeFi, Web 3.0, NFT… O cenário dos blockchains trouxe para o nosso cotidiano uma infinidade de palavras que ainda são incógnitas para uma grande parcela da população. Talvez você não saiba muito bem como a web 3.0 vai mudar nossa forma de navegar na internet ou o porquê existem NFTs milionários, mas uma coisa você precisa entender: isso tudo faz parte do nosso futuro digital.

De acordo com Beibei Liu, CEO da NovaDAX, existem algumas tendências para ficarmos de olho em 2022. Começando pelas criptomoedas, ela afirma: “apesar de ter passado por muita oscilação de preço em 2021, acredito que a Bitcoin não perderá o posto de moeda mais poderosa do mercado. Porém, outros criptoativos têm se demonstrado promissores, como a Solana (SOL), Avalanche (AVAX) e Axie Infinity (AVX). Outra moeda que acredito que se destacará em 2022 é a Polkadot; ela possui um protocolo com o objetivo de conectar todas as blockchains o que é algo muito revolucionário dentro do mercado de criptomoedas.”

Além disso, existem os utility tokens (ativo digital que permite acesso a serviços e produtos) e não é novidade que eles podem ser atrelados a soluções ambientais. “Outra tendência que virá forte em 2022 são os tokens de crédito de carbono, como a MOSS (MCO2). Pessoas e empresas estão cada vez mais comprometidas com a conservação ambiental, portanto nada mais natural do que investir em um token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Muitos traders já estão investindo nesses tipos de criptoativos nos EUA e acredito que acontecerá o mesmo no Brasil”, afirma Liu.

Se você não faz ideia do que estou falando, em março de 2021 conversei com Luis Felipe Adaime, CEO e fundador da Moss, para o podcast do InovaSocial. Em pouco mais de 40 minutos, Adaime explica o que é crédito de carbono e as possibilidades deste mercado de “tokens verdes”. Ouça abaixo!

Já se você gosta de esportes, principalmente futebol, Liu indica que os fan tokens serão outro grande destaque para 2022. “Atlético Mineiro, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo são alguns dos clubes brasileiros de futebol que, nos últimos meses, lançaram produtos chamados fan tokens“. Este ativo digital permite que os torcedores tenham benefícios exclusivos; como descontos em produtos oficiais, ingressos etc. Liu completa, “o objetivo não é gerar retorno financeiro, mas é uma maneira do torcedor apoiar o seu time, gerando receita para o clube. Os fan tokens se mostraram extremamente populares. O Flamengo (MENGO) estreou quebrando recorde mundial ao vender um milhão de tokens em 12 minutos — portanto, acredito que outros fan tokens serão lançados ainda em 2022.” Se você está lendo este texto no dia da publicação e se interessou pelos fan tokens, sugiro que olhe para aqueles dos times da UEFA Champions League. PSG e cia. podem ser um bom investimento neste momento.

O NFT é uma tendência que dividiu opiniões em 2021, mas deve continuar firme e forte em 2022. Essa polarização em torno dos tokens não fungíveis se deve, em grande parte, pelo desconhecimento da utilidade deles. A solução vai muito além de simples imagens vendidas por milhões de dólares e dos Bored Apes. O vídeo abaixo explica um pouco mais sobre a tecnologia. Segundo Liu, “como o conceito de Metaverso se tornará mais popular e previsível, a tecnologia NFT será aplicada cada vez mais em diferentes cenários. À medida que a demanda por eles aumentam, as empresas (grandes e pequenas) desenvolverão suas próprias estratégias para NFT”.

Regulamentação, pagamentos, eleições e celebridades: O 2022 das criptos

Você acha que o mundo digital é terra sem lei? A regulamentação das novas tecnologias está em discussão em vários países. No Brasil, a Câmara de Deputados aprovou em dezembro de 2021 o Projeto de Lei (PL) 2303/15, que trata do assunto e agora irá para o Senado. Isso quer dizer que, muito provavelmente, a regulamentação deverá entrar em vigor em 2022. Com ela, as regras de mercado ficarão mais claras, diminuindo as chances de golpes e esquemas como pirâmides e aumentando, consequentemente, a possibilidade de investimentos mais seguros.

Outros dois fatores devem influenciar no mercado de criptomoedas em 2022. Segundo Liu, as eleições estaduais e presidenciais, e as celebridades serão dois fatores que podem impactar no “humor” do mercado. No caso das eleições, é algo que impacta diretamente o mercado financeiro, principalmente a bolsa de valores e, também, as criptomoedas.

Já as celebridades, podem movimentar uma cripto ou outra com simples declarações. “Em um tweet de maio, um seguidor perguntou ao CEO da Tesla, Elon Musk, qual era a sua opinião sobre a Ethereum e, em tom de brincadeira, o executivo respondeu que ‘DOGE tem cachorros e memes, as outras não têm’. Isso foi o suficiente para levar o valor do criptoativo nas alturas! Tweets, entrevistas, falas de pessoas famosas, etc, vão continuar a influenciar o mercado em 2022 e os traders têm que ficar atentos a elas.”

Por fim, 2022 deve marcar o ano em que veremos empresas adotando os criptoativos como modelo de pagamento. Talvez você não compre uma pizza com Bitcoins, mas veremos outras soluções sendo adotadas, seja no metaverso, na internet 3.0 ou no mundo físico.

Imagem Destaque: ilikeyellow/Shutterstock

Leia também

1Bitcoin

A blockchain possui diferentes utilidades, segurança de informação, transações descentralizadas, registro de propriedade e, dentre as criptomoedas, surgiram até mesmo tokens de time de...

1Bitcoin

Em meio ao inverno das criptomoedas, momento de baixa dos valores e marcado pelo fechamento de muitos projetos, a blockchain Aptos e seu token...

1Bitcoin

A celebridade Kim Kardashian foi multada em US$ 1,25 milhão após promover um criptomoeda de maneira incorreta em suas redes sociais. Com esse fato,...

1Bitcoin

De uma hora para outra as NFTs que ficaram marcadas por terem traços mais simples, já que para criar coleções de milhares de imagens...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.