Google Notícias ganha redesign em versão para desktop
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Google Notícias ganha redesign e fundo de apoio ao jornalismo independente

Na última semana, o Google apresentou uma nova versão para desktop do seu serviço de notícias. Após um redesign profundo, o Google Notícias promete informar mais sobre os temas que os usuários acompanham, com mais profundidade e facilidade de acesso – seja lendo no smartphone ou, agora, no computador.

Além de pensar bastante na experiência do leitor, visto que toda a reformulação foi feita com base em feedbacks de usuários, o novo Google Notícias também privilegia os veículos regionais e independentes.

Para isso, o layout passa a dar mais liberdade na definição de quais tópicos são exibidos na página inicial, bem como facilita a visualização da cobertura local, sendo possível acompanhar as notícias de uma ou mais regiões, especificamente.

Nova interface do Google Notícias simplifica a navegação do usuário
Fonte: Google

Em adição a isso, a nova versão também dá mais visibilidade às checagens de fatos, mostrando não só a conclusão tomada por parte das agências de checagem, mas também o contexto em que a desinformação ocorreu.

Apesar dos novos recursos, a primeira impressão ao utilizar o novo Google Notícias no desktop é a de que o serviço está mais leve – visualmente falando.

Para tanto, os blocos de manchetes foram simplificados; as barras laterais, incluindo a de navegação, à esquerda, foi suprimida, e o serviço, de forma geral, estimula a rolagem do feed de notícias para baixo, em vez de confundi-lo com múltiplos painéis na mesma tela.

Novo Google Notícias também quer ajudar o jornalismo independente

Há quem diga que a internet ajudou a corroer o jornalismo profissional, isto é, aquele feito com pesquisas e baseado na qualidade da apuração. Por outro lado, também há quem defenda que isso só se acentuou com a chegada das redes sociais, já que essas permitem dar a mesma visibilidade de veículos consolidados a pequenos blogs e artigos de opinião.

Fato é, no entanto, que apesar de precisar ser confiável, a informação ainda deve ser livre – não apenas no que tange ao consumo, mas também durante a produção. Por causa disso, o Google dedicou um trecho da nota em que fala sobre o novo Google Notícias para dar alguns detalhes de como a empresa tem apoiado os profissionais da área.

A partir do que chama de Iniciativa Google Notícias, a companhia afirma já auxiliar o meio jornalístico com treinamentos, assessoramento técnico, programas e financiamentos. Mais do que isso, porém, a empresa está inaugurando um fundo, voltado para a equidade na produção de notícias globais.

De forma ampla, a proposta é auxiliar as produções de jornalistas independentes e firmas jornalísticas de médio porte, que produzam notícias para grupos minoritários e sub-representados. Para aqueles que desejarem apoio do fundo, as aplicações foram abertas em 22 de junho, estando disponíveis até as 03h59 do dia 22 de julho, horário de Brasília.

Linha do tempo mostra evolução do Google Notícias nos últimos 20 anos
Fonte: Google

Por fim, vale lembrar que, ao menos em parte, essas ações também servem para comemorar os 20 anos do Google Notícias, lançado originalmente em setembro de 2002. De lá pra cá, a gigante das buscas reconhece que muito mudou no cenário das notícias internacionais, mas alega reforçar seu compromisso com as novas formas de produzir, compartilhar e consumir notícias.

Leia também

Futuro

Saiba mais sobre o Gemini, o revolucionário modelo de IA multimodal do Google, que promete transformar as aplicações.

Futuro

Google anuncia chegada de IA generativa na Busca em português e que pode ser acessada como experimento do Search Labs, outra novidade lançada no...

Apple

O que você vai ler? Em meio ao frenético cenário de avanços em inteligência artificial (IA), a Apple parece estar trabalhando silenciosamente em uma...

Apple

A Apple está de volta ao topo da lista de marcas mais valiosas e a caminho de virar a primeira marca de trilhões de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.