Bored Ape Yacht Club traz a criação de uma hamburgueria de sucesso
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

1Bitcoin

Bored Ape Yacht Club reacende a questão sobre as utilidades dos NFTs

Bored n’ Hungry é a primeira hamburgueria feita para apaixonados por NFT e criada graças aos NFTs. Fundada por um proprietário de NFT da Bored Ape Yacht Club, coleção a qual as peças mais baratas estão sendo vendidas por mais de 1 milhão de reais, a hamburgueria temática só foi possível pelo fato de que os donos dos NFTs da Bored Ape também são proprietários dos direitos de propriedade intelectual dos seus NFTs. Vamos entender como funcionam os direitos de propriedade intelectual no mercado de NFTs e como a utilidade é o que deve prevalecer nesse mercado.


Quer comprar criptomoedas e tokens? Conheça a NovaDAX, a única exchange no Brasil com conta digital gratuita e cartão pré-pago.

Entediados e famintos!

Com nome e arte inspirados na coleção de NFTs dos macacos, o fast-food Bored n’ Hungry foi fundado por Andy Nguyen, filho de imigrantes vietnamitas que foram para os EUA fugindo da guerra, que já era dono de mais de 10 restaurantes quando emplacou sua nova marca. O restaurante faz uso da imagem dos NFTs do proprietário em todos hambúrgueres, além de estar presente no logotipo da marca também, e isso se dá pelo fato de que, se você possui um Bored Ape, ou Mutant Ape, coleção derivada dos primeiros macacos, todos os direitos de uso daquelas imagens são reservados aos donos. Esse direito de uso é tão forte que o proprietário do restaurante não foi o único a empreender utilizando as artes, já que o ator Seth Green já tem um filme em desenvolvimento em que o protagonista é o seu macaco. Além disso, a comunidade desses NFTs também disponibilizou um aplicativo para conectar proprietários dos Apes com marcas que tenham interesse em fazer uso das imagens dos NFTs, e mais de 200 usuários se registraram — e tudo isso com o aval dos fundadores da coleção.

No mundo dos NFTs a utilidade prevalece e é lucrativa!

O exemplo do restaurante é interessante por ressaltar como os NFTs podem chegar ao meio físico conforme a criatividade dos criadores e também dos proprietários. NFTs são tokens que representam todo e qualquer item dentro da blockchain, podem representar uma arte digital mas também um produto físico que será entregue na porta da sua casa, tudo de acordo com o que é construído pelos criadores. Com isso, ratifica-se que o que dá valor ao NFT não é a sua tecnologia, que tem seus custos, também traz um traço revolucionário, o que agrega valor aos NFTs é o que ele fornece aos compradores. Antes da Bored Ape Yacht Club se tornar a coleção mais cara de NFTs havia os CryptoPunks, no entanto, um dos maiores motivos da perda de valor desses itens é que, no fim, os fundadores não conseguiam agregar valor aos proprietários. Afinal, ser dono de um CryptoPunk ofertava poucos benefícios aos donos, e eles não possuíam nem mesmo direitos de propriedade intelectual dos seus próprio produtos, atraindo cada vez menos possíveis compradores.

Se você ainda não vê motivos para ter um NFT, é porque o seu NFT ainda não foi lançado.

Com isso, é compreensível que muitas pessoas ainda sintam estranhamento com a ideia de comprar um NFT, afinal, até então, não encontraram motivos para possuir um. Possuir um Bored Ape, neste momento, significa possuir um item milionário e também poder fazer o que bem entender com seu produto, até mesmo abrir uma franquia. No entanto, o investimento é alto para tal empreitada e não é interessante para todos. Ainda assim, já existem diversos NFTs que garantem experiências como festas exclusivas, refeições gratuitas em diferentes restaurantes do mundo, acesso permanente a festivais e inúmeros outros, e assim fica mais claro por que é possível que cada um tenha seu motivo para comprar um NFT. Amantes de futebol podem querer um NFT para conhecer ídolos do clube, ou mesmo entradas para vários jogos, fãs de artistas musicais podem desejar ir a vários shows, a lista é longa. Mas tudo isso só é possível pelo fato de que um NFT nada mais é do que a representação de todo e qualquer item dentro da blockchain, e só é interessante comprar um NFT no momento em que ele é atraente para um comprador em específico, e por isso existirão diversos tipos de NFTs.

O seu NFT ainda vai te encontrar.

Sendo assim, do digital ao físico, aos poucos os NFTs se tornam mais úteis e ainda mais interessantes. Quantas pessoas não gostariam de possuir direito de uso de uma figura famosa para criar uma marca e utilizar sua criatividade para ir além, ou mesmo ter direito a diversas experiências pelo mundo, nem que seja uma refeição gratuita? Todas essas novas oportunidades se tornaram possíveis agora, com a quebra das fronteiras feita pelas criptomoedas e pelo mercado das NFTs. No momento em que se entende a tecnologia dos NFTs e que, na verdade, o que importa é sua utilidade, é que fica ainda mais claro por que cada vez mais pessoas irão comprar NFTs. E você, já possui um NFT ou ainda não encontrou aquele que vai te conquistar?

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Design

Nesse exercício, entenda como os princípios das "5 Linguagens do Amor" de Gary Chapman podem se traduzir em abordagens de design.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.