Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

1Bitcoin

A arte por trás do trade de cripto!

Criptomoedas se tornaram famosas por, além de trazerem uma tecnologia interessantíssima como a blockchain, facilitarem a compra e venda de ativos por usuários que antes se sentiam muito distantes do mercado tradicional de ações. Com a prática de compra e venda se tornando cada vez mais famosa, o trading se tornou pauta de conversas do cotidiano, surgindo ainda mais curiosidades sobre o tema. Sendo assim, vamos entender melhor quais são os tipos de trader e se realmente é possível prever o valor futuro de um ativo?


Quer comprar criptomoedas e tokens? Conheça a NovaDAX, a única exchange no Brasil com conta digital gratuita e cartão pré-pago.

Day trader, swing trader, hodler, quem são esses?

Assim como existem diferentes tipos de pessoas para qualquer prática cotidiana, também existem diferentes tipos de traders, day traders, swing traders e hodlers! Day traders são os usuários que buscam o lucro na prática de compra e venda de ativos no mesmo dia, ou seja, buscam transações com um percentual até mesmo menor de lucro, porém em alta frequência, em busca de aumentar seu patrimônio diariamente.

Swing traders, por sua vez, já passam a comprar e vender ativos em uma frequência menor, mas ainda assim em um período de uma semana a um mês de distância entre sua compra e venda, costumam analizar gráficos com o tempo de duas a seis horas por vela em busca de, no fim, vender seus ativos e aumentar seu patrimônio mensalmente.

Hodler, por último, é o usuário de cripto que pensa a longo prazo, busca a compra de ativos e segurá-los – “to hold it” – por muito tempo; geralmente, é composto por usuários que não pretendem passar horas ou dias de olho em gráficos, mas, ainda assim, acreditam na longevidade do projeto que comprou. Lembrando, é claro, que o correto seria “Holder” mas com o tempo e brincadeiras com essa palavra, os usuários começaram a se chamar de “Hodlers”.

É realmente possível prever os preços?

Já que a prática de compra e venda de cripto envolve, justamente, a tentativa de comprar ativos e vendê-los no momento correto, fazer trading envolve estudar padrões gráficos ou mesmo teóricos para tentar prever futuros movimentos dos ativos. Claramente, ninguém tem capacidade de futurologia, e é praticamente impossível ter certeza de qual será o preço futuro do bitcoin, por exemplo; ainda assim, existem meios de analisar movimentos prováveis dos ativos, com uso de análise histórica, fundamentalista e gráfica. Como exemplo de análise histórica, o bitcoin historicamente tem altas a cada 4 anos, em ciclos de bullmarket (período de alta) e bear market (período de baixa); sendo que a última alta do bitcoin foi em 2021, quando chegou aos 64 mil dólares, e agora os usuários se preparam para uma possível alta nos próximos anos.

Prosseguindo, além da análise de movimento histórico, os traders também fazem uso de análises fundamentalistas para tentar entender quais os próximos ativos que pretendem comprar, e para isso avaliam qual a equipe por trás daquele token específico, o que se propõem a fazer, se possuem forte concorrência ou se são únicos no mercado, até entender qual o preço que aquele token um dia pode alcançar e se aproximar de moedas já bem estabelecidas. Outro fator de análise importante é a análise gráfica, em que existem padrões que podem indicar sinais de alta ou de baixa; e os usuários fazem suas compras e vendas de acordo com esses sinais. Mas é importante lembrar que nenhuma dessas análises possui cem porcento de acerto; afinal, como os valores dos ativos são movimentados de acordo com o humor do mercado, até mesmo a melhor análise pode errar uma previsão.

Ficarei milionário com isso?

A pergunta mais importante é justamente a que ninguém é capaz de responder, não são poucos os filmes que falam sobre trading, diretamente ou indiretamente, e de que modo eles transformaram as vidas vidas de cidadãos comuns, tal qual como os filmes “A Grande Aposta” e “O Lobo de Wall Street”. O que se sabe é que, de fato, existem diversos usuários que utilizam do trade como uma profissão ou separam parte do seu portfólio como um investimento de maior risco e, então, de acordo com suas características, escolhem se farão day trading, swing trading ou hold, e para muitos a prática vale a pena.

Ler sobre cripto é a primeira pílula para entrar nesse mundo, e para aqueles que sempre tiveram interesse nessa temática, espero que esse texto tenha sido elucidador.

E você, qual tipo de trader você seria? Day trader, Swing Trader ou Hodler?

PS: me tornei um hodler há muito tempo.

Leia também

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

1Bitcoin

As criptomoedas muitas vezes são apresentadas por visões maniqueístas, ora como tecnologia mais revolucionária das últimas décadas, ora como um dos maiores erros criados...

1Bitcoin

Que as criptomoedas são revolucionárias e devem ser acompanhadas com muita atenção não é segredo para ninguém, ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre...

1Bitcoin

A maior atualização do mundo das criptomoedas, a The Merge, começou na segunda semana de setembro, trazendo uma alta do token e investidores curiosos...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.