Instagram adota de uma vez os NFTs! Quais os prós e os contras? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

1Bitcoin

Instagram adota de uma vez os NFTs! Quais os prós e os contras?

Instagram Adota De Uma Vez Os NFTs! Quais Os Prós E Os Contras?

Após meses de conversas e rumores, os NFTs finalmente entraram no Instagram, e agora com a novidade de que os criadores poderão gerar seus NFTs e comercializá-los diretamente da plataforma! Toda essa novidade também pode trazer um novo mercado para as redes sociais e alterar a forma pela qual nos relacionamos com conteúdo dos criadores. Entendamos, então, como será essa mudança e qual a blockchain por trás da tecnologia.


Quer comprar criptomoedas e tokens? Conheça a NovaDAX, a única exchange no Brasil com conta digital gratuita e cartão pré-pago.

Diferentemente do Twitter, que hoje permite que os usuários utilizem seus NFTs como foto de perfil e tenham a comprovação de que aquele NFT é original e valioso, o Instagram levou a inserção dos NFTs em sua plataforma para outro nível, transformando-se em um marketplace. O anúncio veio por meio do próprio META e quem será responsável por esse serviço é a Polygon, blockchain que trabalha dentro da rede Ethereum mas em uma segunda camada, com um custo muito mais baixo do que sua camada mãe, já que, enquanto as taxas na Ethereum ficam entre 5 a mais de 100 dólares, na Polygon as transações têm em média o custo de 0,02 centavos de dólar.

Abaixo você confere o primeiro NFT vendido pela rede no perfil artista Isaac “Drift” Wright, que colocou à venda 50 NFTs de uma fotografia aérea de Nova York.

Com a união entre Polygon e Instagram, os usuários não só poderão criar suas NFTs na plataforma mas também transacionar entre si, ainda assim é importante ressaltar que as transações não serão feitas com criptomoedas, mas sim com o uso de moedas correntes como o dólar. Outro ponto que levantou críticas é que tais transações estarão sujeitas a uma taxa de 30% para as empresas, sendo que na maioria dos marketplaces de NFTs a taxa é de no máximo 2.5%.

Ainda no tema de redes sociais, uma plataforma que tem muito a ensinar à Meta é o Reddit, que recentemente lançou uma coleção de NFTs que parou o mercado e gerou um mercado de milhões de dólares. A coleção de NFTs de Halloween do Reddit, por exemplo, possui itens com valores que variam de 100 dólares a 20 mil dólares, sendo que todos esses NFTs também foram gerados na blockchain Polygon, provando que ela é capaz de sustentar uma grande rede.

A diferença entre as ações das duas redes sociais é que o Reddit criou NFTs próprios para que os usuários transacionarem, enquanto o Instagram fará com que os seus criadores gerem NFTs. Ainda assim, o Reddit deixou uma importante lição, o mercado está pronto para fazer o uso de NFTs, só é necessário que os usuários tenham motivo para comprar aquele NFT, afinal ninguém quer um produto pelo produto, mas sim o que ele pode oferecer como uma arte interessante, um sentimento de comunidade, ou uma utilidade, como o acesso a grupos restritos.

Leia também na newsletter: NFT não é uma imagem e eu explico…

Por enquanto a ferramenta de criação de NFTs no Instagram estará restrita a um pequeno grupo de criadores americanos, sendo que até o final do ano o Instagram ainda estará cobrindo todas as taxas de transação, resta agora acompanhar quando a atualização será expandida para todos os usuários.

Pouco a pouco fica claro que a adoção da blockchain é inevitável, desde que se tenha motivos para que ela seja adotada, neste momento, por exemplo, não há forma melhor para comercializar ativos digitais do que com NFTs que comprovam sua originalidade e sua singularidade, e é por esse motivo que as plataformas seguirão adotando a tecnologia. Ainda além, pouco a pouco o Meta constrói seus passos para criar seu metaverso, que sem dúvida alguma tem tudo a ver com NFTs.

Leia também

Tecnologia

A jornada rumo aos óculos inteligentes tem sido uma evolução constante no mundo da tecnologia wearable. Dispositivos como os Google Glass e os Snapchat...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Comunicação

A Walt Disney Company e a Epic Games anunciaram uma colaboração para criar um universo inédito de jogos e entretenimento, expandindo ainda mais o...

Futuro

Entenda os impactos da inteligência artificial no design, a coexistência com talento humano e a substituição de profissionais.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.