Kantar Brand Footprint 2023: As marcas preferidas dos brasileiros • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

Kantar Brand Footprint 2023: As marcas preferidas dos brasileiros

Kantar Brand Footprint 2023: As marcas preferidas dos brasileiros

A Coca-Cola lidera o ranking de marcas preferidas dos brasileiros em 2023, é o que afirma o relatório Brand Footprint da Kantar. O estudo também revela mudanças significativas no comportamento do consumidor, que passou a frequentar mais vezes os pontos de venda para comprar menos itens por visita, como estratégia para equilibrar os gastos devido à inflação e à diminuição do poder de compra.

Marcas que diversificaram seus pontos de venda e reduziram o repasse de aumento de preços conseguiram entrar em mais lares em 2022. O relatório anual mede a presença das marcas nos lares brasileiros por meio de uma métrica chamada Consumer Reach Point (CRP), que analisa a frequência e quantidade de famílias que compram produtos de determinadas empresas. Nesta edição, 350 marcas foram avaliadas, incluindo três novas categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas.

“O brasileiro vem comprando de maneira diferente. Ele visita mais canais ao longo do mês e compõe os carrinhos de compra de outra forma. Adquire menos itens por viagem e está mais aberto a experimentar novas marcas para driblar a alta dos preços e equilibrar os gastos. As marcas que prestaram atenção a isso e diversificaram o ponto de venda, sem repasse de preço, se beneficiaram e conquistaram mais lares em 2022”, analisa Elen Wedemann, CEO da divisão Worldpanel da Kantar.

As cinco marcas preferidas pelos brasileiros em 2023 são as mesmas de 2021, com a Coca-Cola liderando com 555 milhões de CRPs, apesar de uma queda de 14 CRPs em relação ao ano anterior, reflexo do aumento de preço acima da média da categoria e à queda na frequência de compras. A Ypê segue de perto com 552 milhões de CRPs, um aumento de 14 CRPs, graças à maior presença em diferentes canais de compra. Já as outras marcas no ranking como Perdigão (443 milhões de CRPs, +26 CRPs), Seara (398 milhões de CRPs, +17 CRPs) e Italac (379 milhões de CRPs, +27 CRPs) tiveram crescimento devido as estratégias de maior mix de canais e menor repasse de preços.

O relatório também aponta que os brasileiros gastaram cerca de 17% a mais por produto e 19% a mais no total da conta em 2022, quando comparado com o ano anterior, aumentando a frequência de compra em 11% e levando cerca de 9% menos unidades. Aproximadamente 27% dos consumidores visitaram oito ou mais canais de compra, enquanto 56% foram a cinco a sete canais e 17% visitaram até quatro canais.

Leia também

Futuro

No frenético mundo corporativo, a Inteligência Artificial (IA) tem sido uma das palavras mais recorrentes, e, como devo afirmar na minha palestra do próximo...

Design

Ninguém duvida da influência exercida pelas cores sobre as nossas emoções. Em alguns casos, a associação entre a cor e um determinado sentimento é...

Design

Em janeiro de 2022, o Com limão publicou o texto “As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock“, resumo das análises feitas a partir...

Apple

A Apple está de volta ao topo da lista de marcas mais valiosas e a caminho de virar a primeira marca de trilhões de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.