Paris 2024 reflete a arte e o charme francês nos pôsteres olímpicos • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Paris 2024 reflete a arte e o inconfundível charme francês nos pôsteres olímpicos

Confira os pôsteres dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, feitos por uma mistura diversificada de pintores, fotógrafos, ilustradores e mais!

Desde os Jogos de Estocolmo em 1912, cidades-sede olímpicas têm incorporado a arte através de pôsteres exclusivos. Neste espírito, Paris, o epicentro da sofisticação e do design, recentemente revelou 14 deslumbrantes pôsteres de 7 distintos artistas para os Jogos Olímpicos de 2024.

No centro desta vanguarda criativa encontramos Fanny Michaëlis, uma ilustradora e artista de quadrinhos francesa, cujos pôsteres vibrantes e fluidos são recheados de cores olímpicas, competidores e símbolos. Por outro lado, Pierre Seinturier oferece uma abordagem cinematográfica com seus desenhos a lápis que encapsulam moods e instantes particulares.

Já a dupla de fotógrafas Elsa & Johanna adicionou uma pitada de irreverência ao seu trabalho, transformando pratos de papel colorido e cupcakes em ícones olímpicos. Gilles Elie, com seu talento em acrílico sobre tela, reimagina as cores e símbolos olímpicos em abstrações deslumbrantes.

E Clotilde Jiménez, um artista de colagens nascido nos EUA e atualmente residindo na Cidade do México, vê seus pôsteres como contos visuais que introduzem camadas surpreendentes de material, tema e significado, enfatizando a união e a transformação.

O time se completa com a fotógrafa francesa Stéphanie Lacombe, cujo trabalho gira em torno da documentação da vida cotidiana. Em 2021, ela recebeu o Prêmio Especial Agfa, entregue pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

A pluralidade está evidente nos pôsteres, com cada artista desenhando tanto para os Jogos Olímpicos quanto para os Paralímpicos, reforçando um símbolo potente de igualdade.

Os pôsteres, visando alcançar tanto entusiastas das artes quanto o grande público, foram exibidos nas margens do Sena e em breve estarão em turnê por diversas cidades francesas.

“A arte francesa não existe como um monólito. Ela é diversidade em estética, estilo e perspectiva,” refletiu Dominique Hervieu, diretora de cultura de Paris 2024.

O Cultural Olympiad, que engloba os Jogos de Paris 2024, é uma celebração anual de mais de 500 eventos que unem arte e esporte. Grandes instituições, como o Musée d’Orsay e o Chateau de Versailles, estão se imergindo nesta festa cultural, explorando a intersecção entre esporte e arte.

Acrobatas e atletas de parkour da Compagnie L’Oubliée desafiarão os espaços do Palais Royale. Em uma fusão inovadora, vocalistas da Compagnie Harmonieuse Disposition unirão suas vozes à habilidade de atletas aquáticos na piscina Piscine de la Butte-aux-Cailles. Além disso, em uma proposta ainda em desenvolvimento, o Paris Opera Ballet se integrará com dançarinos urbanos, destacando a mescla e diversidade das artes.

A essência dos Jogos Olímpicos sempre se baseou em três pilares fundamentais: esporte, educação e cultura. E é essa combinação que diferencia os Jogos Olímpicos de outras competições de alcance global, como a Copa do Mundo ou o Super Bowl.

Com seu legado cultural, a França está ansiosa para reiterar sua identidade como uma nação pulsante em arte. E o mundo, sem dúvidas, espera ansiosamente para testemunhar este espetáculo.

Clique aqui e saiba mais sobre a história da criação dos pôsteres de Paris 2024.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Design

Wes Anderson, com seu olhar único para cores pastel e cenários que parecem saídos diretamente de um sonho meticuloso, criou mundos que transcendem as...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.