3 formas de evitar que o perfeccionismo te limite • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Comunicação

3 formas de evitar que o perfeccionismo te limite

Descubra três estratégias eficazes para superar o perfeccionismo limitador e impulsione sua criatividade e produtividade.

O perfeccionismo, mais do que uma busca por excelência, é frequentemente uma manifestação de ansiedade. Trata-se do medo do fracasso, da preocupação de que um erro revele falhas intrínsecas em nossa personalidade ou habilidades.

Surpreendentemente, muitos dos mais bem-sucedidos não são perfeccionistas. Eles reconhecem que o perfeccionismo pode ser paralisante, abrindo espaço para dúvidas e indecisões. Então, como podemos repensar essa inclinação e nos tornar mais produtivos e assertivos? Aqui vão três estratégias que podem te ajudar:

  1. Descubra sua motivação: Para quebrar qualquer hábito prejudicial, é essencial encontrar uma razão convincente. Por isso, se questione: O que estou perdendo por estar preso na busca incessante pela perfeição? Identificar o que está em jogo pode ser a faísca necessária para repensar sua abordagem.
  2. Reconheça e reflita sobre seu crítico interior: Reconheça o diálogo interno que aponta constantemente falhas e erros. Ser consciente dessa voz é o primeiro passo para não ser governado por ela. Quando esse crítico interno surgir, questione sua validade e lembre-se de que todos, independentemente de sua excelência, cometem erros.
  3. Defina metas realistas: Nem todos os projetos ou tarefas demandam perfeição absoluta. Definir o que é “suficiente” ou adequado para uma determinada situação pode liberar uma quantidade incrível de energia e criatividade.

Superar o perfeccionismo não significa aceitar a mediocridade. Significa abraçar a realidade de que a perfeição é, muitas vezes, uma miragem; e que a busca incessante por ela pode ser mais limitante do que libertadora.


Créditos: Imagem Destaque – fran_kie/Shutterstock

Leia também

Tecnologia

Dell lança no Brasil monitor Touch Screen de 24” com suporte móvel, 10 toques simultâneos e hub USC-C integrado.

Tecnologia

A LG Electronics apresentou nesta quarta-feira (03) novidades, o monitor duplo LG Ergo DualUp e dois novos computadores da linha All In One. Todos...

Design

“O panorama da fotografia mudou muito nos últimos quinze anos”, afirma Rachid Dahnoun, fotógrafo comercial e editorial — e que possui clientes como: Associated...

Comunicação

O Grupo Sabin anunciou nesta sexta-feira (05), que recebeu o título de “Empresa do Ano” no Guia Exame da Diversidade. A publicação, que já...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.