Imagine um mundo onde você pode ouvir a essência autêntica de uma história, contada na voz original do narrador, mas disponível em sua língua materna, mesmo que o autor seja de outro país e/ou fale outro idioma. Parece coisa de ficção, certo? Não para o Spotify. Nesta semana, a empresa apresentou a Tradução de Voz para Podcasts, uma fusão incrível entre arte e IA.
Enquanto muitas plataformas focam na expansão de conteúdo, o Spotify decidiu dar um passo além. A plataforma integrou tecnologia de ponta da OpenAI, garantindo que os ouvintes não apenas entendam, mas sintam a narrativa como se o próprio autor do podcast falasse seu idioma.
Para quem acompanha as inovações sobre inteligência artificial, sabe que a clonagem de voz não é algo impossível. No texto “A verdade sobre a inteligência artificial no setor criativo”, utilizado como base na minha palestra do Digitalks 2023, demonstrei os potências das IAs e um de clone de voz (veja abaixo).
Já a novidade do Spotify traz grandes nomes do universo podcaster em versões traduzidas, onde o futuro do universo dos podcasts parece mais global e conectado do que nunca. E não estamos falando apenas de traduzir palavras, mas de transportar emoções, pausas e nuances — tudo que torna uma história verdadeiramente envolvente.
“Ao combinar com a própria voz do criador, a Tradução de Voz oferece aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma maneira mais autêntica do que nunca”, afirma Ziad Sultan, VP de Personalização do Spotify. “Acreditamos que uma abordagem cuidadosa à IA pode ajudar a construir conexões mais profundas entre os ouvintes e os criadores, um componente chave da missão do Spotify de desbloquear o potencial da criatividade humana.”
Como parte do projeto piloto de Tradução de Voz, o Spotify trabalhou de perto com os podcasters Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett para gerar traduções de voz impulsionadas por IA em outros idiomas — incluindo espanhol, francês e alemão — para um número selecionado de episódios do catálogo e lançamentos futuros.
Os primeiros episódios com essa funcionalidade já estão disponíveis e prometem redefinir a forma como consumimos conteúdo internacional. Se antes a barreira da língua nos impedia de explorar novos universos sonoros, agora, o Spotify nos entrega o passaporte definitivo para uma aventura global. Ouça um exemplo!