Tradução de Voz para Podcasts: Spotify recria episódios com IA • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Futuro

Tradução de Voz para Podcasts: Spotify recria episódios com IA

Spotify introduz Tradução de Voz para Podcasts, permitindo que histórias sejam ouvidas na língua materna do ouvinte, mas utilizando um clone da voz original.

Tradução de Voz para Podcasts: Spotify inicia tradução de episódios com inteligência artificial

Imagine um mundo onde você pode ouvir a essência autêntica de uma história, contada na voz original do narrador, mas disponível em sua língua materna, mesmo que o autor seja de outro país e/ou fale outro idioma. Parece coisa de ficção, certo? Não para o Spotify. Nesta semana, a empresa apresentou a Tradução de Voz para Podcasts, uma fusão incrível entre arte e IA.

Enquanto muitas plataformas focam na expansão de conteúdo, o Spotify decidiu dar um passo além. A plataforma integrou tecnologia de ponta da OpenAI, garantindo que os ouvintes não apenas entendam, mas sintam a narrativa como se o próprio autor do podcast falasse seu idioma.

Para quem acompanha as inovações sobre inteligência artificial, sabe que a clonagem de voz não é algo impossível. No texto “A verdade sobre a inteligência artificial no setor criativo”, utilizado como base na minha palestra do Digitalks 2023, demonstrei os potências das IAs e um de clone de voz (veja abaixo).

Já a novidade do Spotify traz grandes nomes do universo podcaster em versões traduzidas, onde o futuro do universo dos podcasts parece mais global e conectado do que nunca. E não estamos falando apenas de traduzir palavras, mas de transportar emoções, pausas e nuances — tudo que torna uma história verdadeiramente envolvente.

“Ao combinar com a própria voz do criador, a Tradução de Voz oferece aos ouvintes de todo o mundo o poder de descobrir e se inspirar em novos podcasters de uma maneira mais autêntica do que nunca”, afirma Ziad Sultan, VP de Personalização do Spotify. “Acreditamos que uma abordagem cuidadosa à IA pode ajudar a construir conexões mais profundas entre os ouvintes e os criadores, um componente chave da missão do Spotify de desbloquear o potencial da criatividade humana.”

Como parte do projeto piloto de Tradução de Voz, o Spotify trabalhou de perto com os podcasters Dax Shepard, Monica Padman, Lex Fridman, Bill Simmons e Steven Bartlett para gerar traduções de voz impulsionadas por IA em outros idiomas — incluindo espanhol, francês e alemão — para um número selecionado de episódios do catálogo e lançamentos futuros.

Os primeiros episódios com essa funcionalidade já estão disponíveis e prometem redefinir a forma como consumimos conteúdo internacional. Se antes a barreira da língua nos impedia de explorar novos universos sonoros, agora, o Spotify nos entrega o passaporte definitivo para uma aventura global. Ouça um exemplo!

Imagem Destaque: Jacob Lund/Shutterstock

Leia também

Futuro

Saiba mais sobre o Gemini, o revolucionário modelo de IA multimodal do Google, que promete transformar as aplicações.

Tecnologia

Evento gratuito no LinkedIn explora como a IA está transformando testes em SAP

Tecnologia

A Shutterstock anuncia inovação no mercado de imagens com a integração de Inteligência Artificial (IA) em sua vasta biblioteca, que abriga mais de 700...

Futuro

Google anuncia chegada de IA generativa na Busca em português e que pode ser acessada como experimento do Search Labs, outra novidade lançada no...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.